Artes, perguntado por arthurbolonheze, 1 ano atrás

Arte é conhecimento, e partindo deste princípio, pode-se dizer que é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas que representam sua vivência no mundo, o seu expressar de ideias, sensações e sentimentos e uma forma de comunicação (AZEVEDO JÚNIOR, 2007).  A Arte pode ser representada de várias formas: pintura, cinema, dança, música, entre outros. E, os elementos fundamentais da Arte são:
Com base nos elementos fundamentais da Arte, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. A obra de Arte, o observador e a história da Arte.

b. O artista, o observador e a obra de Arte.

c. O apreciador, o artista e o crítico de Arte.

d. O crítico de Arte, o apreciador e a obra de Arte.

e. O artista, a obra de Arte e os materiais artísticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por biatempester
22

Resposta: alternativa correta E

Respondido por jferreira1005
12

Vamos a um desafio. Para tanto, você deverá buscar em outras fontes de pesquisas fundamentos para sua resposta.

Sobre o papel da Arte na sociedade.

A mensagem emocional ou intelectual de uma obra de arte é seu conteúdo – uma assertiva, expressão ou estado de espírito trabalhado pelo artista e interpretado pelo observador. Dos três componentes da arte, o conteúdo pode ser o mais difícil de identificar, pois o público, sem comunicação direta com o artista, deve decifrar suas ideias ao observar o tema e a forma da obra. O ideal é que a interpretação do observador esteja sincronizada com os propósitos do artista. No entanto, a diversidade de experiências entre os observadores pode afetar a comunicação com o artista. Para muitas pessoas, o conteúdo é determinado por sua familiaridade com o tema; elas estão limitadas às sensações despertadas pelos objetos ou conceitos que conhecem. Um conteúdo muito mais amplo e mais significativo não depende apenas da imagem, mas é reforçado pela forma. Isso ocorre especialmente em obras mais abstratas, nas quais o observador pode não reconhecer a imagem como um objeto conhecido e deve, portanto, interpretar o significado com base nas figuras e em outros elementos. Imagens que são difíceis de reconhecer e que talvez não tenham nada de figurativo, ainda assim podem ter conteúdo se o observador souber interpretar a forma. Ocasionalmente, os artistas podem não ter consciência do que os motivam quando fazem escolhas em relação à imagem ou à forma. Para eles, o conteúdo da obra pode ser subconsciente, expressar sua raiva (conteúdo), por exemplo. Ele, assim, é compelido a trabalhar com formatos pontiagudos e escarpados, vermelhos muito fortes e traços agitados e cortantes (forma), bem como imagens explodidas (tema). Às vezes, o significado das figuras não objetivas torna-se claro na mente do artista somente após evoluir e se modificar na tela.

(Fonte: OCVIRK et al., 2014, p. 10)

Qual ou quais mecanismos o observador da arte pode utilizar para que possa compreendê-la melhor? Para solucionar este desafio, faça uma análise do texto acima, desenvolvendo um texto, de no máximo dez linhas, apontando uma solução possível que diminua a distância do artista/arte do observador.

Resposta:    PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Devido a natureza subjetiva do belo, da estética e do próprio sentido e significância da arte na perspectiva do criador, é necessário que o observador estude primeiro o pensamento do autor, sua biografia, as influências recebidas, a linha de pensamento da escola da qual fez parte e, após todo esse processo, observar o objeto artístico. Sentir as cores, transcender o sentido do óbvio. Mergulhar na alma do artista através de sua expressão artística. Esses são mecanismos que, com certeza, poderão ajudar o observador a compreender melhor a natureza da arte do autor.

Perguntas interessantes