Arte Contemporânea
A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.
Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra Mundial. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento.
Os artistas passam a questionar a própria linguagem artística, a imagem em si, a qual subitamente dominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo. Em uma atitude metalingüística, o criador se volta para a crítica de sua mesma obra e do material de que se vale para concebê-la, o arsenal imagético ao seu alcance.
Nos anos 60 a matéria gerada pelos novos artistas revela um caráter espacial, em plena era da viagem do Homem ao espaço, ao mesmo tempo em que abusa do vinil. Nos 70 a arte se diversifica, vários conceitos coexistem, entre eles a Op Art, que opta por uma arte geométrica; a Pop Art, inspirada nos ídolos desta época, na natureza celebrativa desta década – um de seus principais nomes é o do imortal Andy Warhol; o Expressionismo Abstrato; a Arte Conceitual; o Minimalismo; a Body Art; a Internet Street e a Art Street, a arte que se desenvolve nas ruas, influenciada pelo grafit e pelo movimento hip-hop. É na esteira das intensas transformações vigentes neste período que a arte contemporânea se consolida.
Ela realiza um mix de vários estilos, diversas escolas e técnicas. Não há uma mera contraposição entre a arte figurativa e a abstrata, pois dentro de cada uma destas categorias há inúmeras variantes. Enquanto alguns quadros se revelam rigidamente figurativos, outros a muito custo expressam as características do corpo de um homem, como a Marilyn Monroe concebida por Willem de Kooning, em 1954. No seio das obras abstratas também se encontram diferentes concepções, dos traços ativos de Jackson Pollok à geometrização das criações de Mondrian. Outra vertente artística opta pelo caos, como a associação aleatória de jornais, selos e outros materiais na obra Imagem como um centro luminoso, produzida por Kurt Schwitters, em 1919.
Os artistas nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos materiais em suas mãos. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes. Refletir sobre a arte é muito mais importante que a própria arte em si, que agora já não é o objetivo final, mas sim um instrumento para que se possa meditar sobre os novos conteúdos impressos no cotidiano pelas velozes transformações vivenciadas no mundo atual.
ARTE CONTEMPORÂNEA RESPONDA
1 Qual a principal característica da Arte Contemporânea?
2 Quando nasceu esta era da história da arte?
3 Qual o comportamento dos artistas em relação a sua própria linguagem artística?
4 Explique como era a arte contemporânea nos anos :
a) 60
b) 70
5 Escreva o nome dos artistas contemporâneos que aparecem no texto.
6 O que permite a Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação?
7 Como era o trabalho de Kurt Schwitters?
8 Os artistas nunca tiveram tanta liberdade para criar como no período de
arte contemporânea. Por quê?
9 Qual o principal trabalho do artista contemporâneo ao desenvolver suas obras de arte?
Muito obgd a quem responde
Soluções para a tarefa
1) R: principal característica da arte contemporânea é o conceitualismo, em detrimento do modelo artístico clássico de acordo com o qual a arte deveria ser uma imitação fiel da realidade objetiva.
Isto ocorre pois, na modernidade, surgem os meios mecânicos de reprodução da imagem, como o cinema e a fotografia, por exemplo, de modo que o velho hábito de considerar como arte a imitação fiel, e pouco mais que isto, cair em desuso.
Contra esta "novidade", os artistas passam a defender que a arte não é meramente a técnica, mas a ideia por trás da técnica, tornando-a cada vez mais conceitualizada.
2) R: Nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra mundial.
3) R: Olha os comportamento de um artista depende do estado de espirito dele como tristeza, Alegria, Raiva e Solidão depende do que o artista está sentindo.
Com o imperialismo norte-americano e a influência soviética, surgiram diversos movimentos artísticos, inclusive da contra cultura, que pregava ir contra a maré capitalista, mas também contra a soviética. Essa conjuntura afetou as artes visuais, música, teatro, e cinema.
Resposta:
1) R: principal característica da arte contemporânea é o conceitualismo, em detrimento do modelo artístico clássico de acordo com o qual a arte deveria ser uma imitação fiel da realidade objetiva.
Isto ocorre pois, na modernidade, surgem os meios mecânicos de reprodução da imagem, como o cinema e a fotografia, por exemplo, de modo que o velho hábito de considerar como arte a imitação fiel, e pouco mais que isto, cair em desuso.
Contra esta "novidade", os artistas passam a defender que a arte não é meramente a técnica, mas a ideia por trás da técnica, tornando-a cada vez mais conceitualizada.
2) R: Nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra mundial.
3) R: Olha os comportamento de um artista depende do estado de espirito dele como tristeza, Alegria, Raiva e Solidão depende do que o artista está sentindo.
4) R: A arte é um dos reflexos do momento pela qual uma sociedade está atravessando. Nas décadas de 1960 e 70, o mundo passava pela transição do pós Segunda Guerra Mundial, tentando recuperar-se , além da Guerra Fria.
Com o imperialismo norte-americano e a influência soviética, surgiram diversos movimentos artísticos, inclusive da contra cultura, que pregava ir contra a maré capitalista, mas também contra a soviética. Essa conjuntura afetou as artes visuais, música, teatro, e cinema.
5)Willem de Kooning
,
Jackson Pollok ,
Kurt Schwitters
,
6) R: As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes.
tainavmf avatar
7) R: O artista alemão Kurt Schwitters entrou para a história da arte com o injusto epíteto de ovelha desgarrada do dadaísmo. Os próprios dadaístas viam Schwitters como um pequeno burguês tentando chocar outros burgueses escandalizáveis. Dadaístas eram os berlinenses. Schwitters era apenas um artista de Hannover posando de revolucionário.
8) Os artistas nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos materiais em suas mãos. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes.
Explicação: