Arrasada pela Segunda Guerra Mundial, a Europa perdeu a hegemonia que possuía antes do conflito. Os Estados Unidos, cabeça do bloco capitalista, e a União Soviética, líder do bloco socialista, passaram a disputar entre si a liderança mundial. Essa disputa pela hegemonia mundial ficou conhecida com Guerra Fria (1945 até 1989). Marque a alternativa correta sobre a Guerra Fria: *
a)Confronto entre a Alemanha contra os Estados Unidos pela dominação da economia mundial. A produção de livros, filmes, cartazes da época não foram influenciados pela Guerra Fria.
b)Durante a Guerra Fria a União Soviética lançou duas bombas atômicas sobre o Japão, causando milhares de mortos.
c)A Guerra Fria foi o conflito ideológico entre a China que tentava destruir a economia e a industrialização dos Estados Unidos.
d)Guerra Fria foi uma guerra permanente na qual as duas superpotências evitavam o confronto militar direto, ao mesmo tempo em que buscavam conquistar aliados e expandir suas áreas de influência. Durante a guerra Fria tanto uma superpotência quanto a outra usaram a espionagem, a propaganda e contrapropaganda com fins políticos: isso explica a grande produção de livros, cartazes, história em quadrinhos e filmes feitos na época, com esse fim.1
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Aqui está: D
Explicando: Ambas as superpotências (EUA e URSS) buscavam realmente tudo isso: a espionagem para sempre estar um passo a frente de seu oponente, grupos de espionagem como "CIA" (EUA) e "KGB" (URSS) foram criados na época. A busca de aliados para expandir sua política ideológica gerou também o "Plano Marshall" (EUA) e a "Comecon" (URSS), cujo ofereciam ajudas econômicas á outros países para implantar sua ideologia e em troca, receber seu apoio. E a massiva propaganda para influenciar as pessoas de que o "outro lado" era o "vilão". (Deixei duas propagandas famosas logo acima, de ambos os lados)
Espero ter lhe ajudado! ;')
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás