Aristóteles, na obra Etica a Nicômaco, procura o fim último de todas as atividades humanas, uma vez que tudo o que fazemos visa alcançar um bem, ou o que nos parece ser um bem. Pergunta-se, então, pelo “sumo bem”, isto é, o bem mais elevado, aquele que em si mesmo é um fim, e não um meio para o que quer que seja. Para Aristóteles, na Ética a Nicômaco, o sumo bem está *
no hedonismo.
no hábito.
na virtude.
na eudaimonia.
na razão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D na eudaimonia
Explicação:
Na obra citada pelo text o da questão, Aristóteles defende que a e udaimonia é a fina liberdade da vida e de toda s as ações humanas, ou seja, todas as atividades humanas seriam motivadas pela busca da eudaimonia, que em grego é o equivalente à “felicidade”
Aristóteles defendia que todos os homens buscavam a felicidade. Logo, a alternativa D é a correta.
Em lugar da Ideia do Bem, Aristóteles oferece a felicidade (eudaimonia, que não é o prazer, hedoné), alcançada apenas por meio de uma vida virtuosa. Por isso que a ética aristotélica é chamada de ética das virtudes (areté). Ethos significa comportamento, habito, costumes. Ética aristotélica, portanto, é uma ciência da prática. Você só vai conhecer a coragem sendo corajoso, por exemplo.
A felicidade é a plenitude da realização ativa do homem, no que tem propriamente humano. Sua característica é a de ser autossuficiente, um bem buscado para seu próprio proveito. O bem de cada coisa é sua função própria: a visão o é do olho, a marca, do pé. Aristóteles então pergunta qual é a função do homem em si.
Para ele, segundo a Ética a Nicômaco, é a vida contemplativa, ou teorética, superior à vida dos prazeres e também à vida regida pela poiésis ou à vida prática (política). Mas Aristóteles adverte que para que essa vida teorética seja a felicidade, é preciso que ocupe realmente a vida, “porque uma andorinha só não faz verão”. Ele convida o homem ao hábito da contemplação.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/1606151