Filosofia, perguntado por pedrorossinitiago200, 11 meses atrás

Aristoteles e o estado de natureza

Soluções para a tarefa

Respondido por MANTRANI
0

Resposta:Aristóteles - Política. A política aristotélica é essencialmente unida à moral, porque o fim último do estado é a virtude, isto é, a formação moral dos cidadãos e o conjunto dos meios necessários para isso. ... A ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social

A noção de natureza em Aristóteles implica particularidade e diferença. Physis, “natureza” em grego, significa em primeiro lugar “ação de engendrar, de produzir, de fazer nascer”; Aristóteles, por sua vez, define o termo como “princípio de movimento e de repouso”, ou, mais precisamente, “princípio e causa de movimento e de repouso, imediata e essencialmente presente naquilo em que se encontra”.

Segundo Aristóteles, tudo na Natureza encerra em si um desses tais princípios de movimento e repouso, seja de maneira essencial ou acidental. Têm uma natureza a título essencial os elementos — fogo, ar, água, terra — , os compostos inanimados — como a pedra e a madeira — , os órgãos e organismos vivos. Essa ordem de complexidade crescente (elementos a compostos a etc) permite classificar em grandes conjuntos as realidades naturais e, sobretudo, mostrar que a noção de natureza deve ser entendida como relativa a vários níveis. Por exemplo: é da natureza da terra tender pra baixo, isto é, ser pesada. Como o elemento da terra entra na composição dos seres humanos, eles também são pesados, mas não porque é da natureza essencial do ser humano ser pesado; a natureza essencial ao ser humano é ser racional. Ser pesado é uma natureza acidental, em razão dos humanos serem compostos também de terra — ela, sim, pesada.

Perguntas interessantes