Aristoteles e a igreja católica
Soluções para a tarefa
Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts a influência de Aristóteles é superior a de Cristo. Isso acontece devido ao seu pensamento filosófico pagão ser voltado para a forma mundana de pensar, ou seja, as pessoas amam mais as trevas:
“E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” (João 3 : 19)
O pensamento filosófico de Aristóteles entrou na igreja católica através da Razão. A razão, segundo Aristóteles, tem a função de classificar, separar e organizar o pensamento, por exemplo: vamos imaginar uma lâmpada como objeto sensível. O raciocínio capta todas as informações sobre o sensível que está desfragmentado e novamente é agrupado pelos órgãos do sentidos (visão, tato e olfato…) até que esses reproduzam a imagem do objeto pensante.
São Tomas de Aquino foi a ponte para ligar o catolicismo ao paganismo filosófico. Ele utilizou o principio da razão de Aristóteles, adaptando dessa forma a Bíblia para a filosofia Hoje, todos os Papas acreditam que a razão aristotélica é caminho da verdade e exaltam suas virtudes:
….O meu venerado Predecessor, Papa João Paulo II, na sua Encíclica Fides et ratio recordava que São Tomás “foi sempre proposto pela Igreja como mestre de pensamento e modelo do modo reto de fazer teologia (…) São Tomás seja citado mais do que todos os outros, por sessenta e uma vezes! Ele foi denominado também o Doctor Angelicus, talvez pelas suas virtudes, de modo particular pela sublimidade do pensamento e pureza da vida….” (Bento XVI)
A filosofia da era medieval tentou solucionar o problema entre fé e razão. E assim, surgiu a escolástica de Tomas de Aquino sistematizada em três principais categorias.
1) Racionalistas – Esse grupo acreditava na razão como o caminho da verdade, ou seja, acreditam não por que DEUS disse algo na Bíblia, mas através do próprio raciocínio.
2) Semirracionalistas – Os milagres e profecias criavam a razão que levava até a verdade.
3) Antiracionalistas – A fé estava acima da razão, não necessitando da mesma.
A primeira coisa que observamos é a substituição da Fé pela verdade, sendo que a Bíblia deixa muito claro o que é a fé em Hebreus 13, ou seja, um estado mental que nos leva a ter certeza de algo que ainda não se vê. Essa substituição fez com que a verdade da Bíblia fosse trocada por opiniões produzidas pelo intelecto humano cheio de falhas na razão.