Física, perguntado por alarolinNajbelle, 11 meses atrás

Aristóteles de Estagira (384-322), grande filósofo grego, escreveu três livros para tratar de Física. Sua obra foi de grande influência até o século XVII. Para este grande sábio, todo movimento deve ser fruto de uma força, ou seja, sem força não há movimento. Renè Descartes (1596-1650), filósofo francês, tinha a seguinte opinião: “Toda alteração do estado de movimento de um corpo pressupõe uma causa”. Em outras palavras, para ele, a força provoca alterações nos movimentos dos corpos. Sem força não há alteração no movimento.a) A primeira lei de Newton afirma que, quando a resultante de forças sobre um objeto for nula, ele poderá estar em Movimento Retilíneo e Uniforme. Esta concepção é perfeitamente compatível com as idéias de Aristóteles e contrária às de Descartes.b) A primeira lei de Newton afirma que, quando a resultante de forças sobre um objeto for nula, ele poderá estar em Movimento Retilíneo e Uniforme. Esta concepção é perfeitamente compatível com as idéias de Descartes e contrária às de Aristóteles.c) As idéias dos dois filósofos são complementares, ou seja, uma é conseqüência da outra.d) A idéia de Aristóteles explica somente o repouso e a de Descartes, somente o movimento.e) A idéia de Descartes explica somente o repouso e a de Aristóteles, somente o movimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por pfmppedro
17
Aristóteles: Para este grande sábio, todo movimento deve ser fruto de uma força, ou seja, sem força não há movimento.

Renè Descartes: “Toda alteração do estado de movimento de um corpo pressupõe uma causa”. Em outras palavras, para ele, a força provoca alterações nos movimentos dos corpos



a)
A primeira lei de Newton afirma que, quando a resultante de forças sobre um objeto for nula, ele poderá estar em Movimento Retilíneo e Uniforme. Esta concepção é perfeitamente compatível com as idéias de Aristóteles e contrária às de Descartes.

FALSO, Aristóteles pensava que movimento era dependente de uma força, sem ela não haveria movimento

b) A primeira lei de Newton afirma que, quando a resultante de forças sobre um objeto for nula, ele poderá estar em Movimento Retilíneo e Uniforme. Esta concepção é perfeitamente compatível com as idéias de Descartes e contrária às de Aristóteles.

VERDADEIRO, segundo Descartes forças alteram o movimento de um corpo, ou seja, sem força resultante, não há alteração no movimento. Aristóteles dizia que movimentos precisavam de forças para os manter ocorrendo.

c) As idéias dos dois filósofos são complementares, ou seja, uma é conseqüência da outra.

FALSO, segundo Descartes um corpo poderia estar em movimento sem uma força agindo sobre ele, pra Aristóteles isso não era possível.

d) A idéia de Aristóteles explica somente o repouso e a de Descartes, somente o movimento.

FALSO, Aristóteles explica a aceleração resultante da ação de uma força sobre um corpo e Descartes qualquer estado de um corpo.

e) A idéia de Descartes explica somente o repouso e a de Aristóteles, somente o movimento.

FALSO, Aristóteles explica a aceleração.
Respondido por heider1
2
na minha avaliação a resposta correta é a B. Aristóteles acreditava que para um corpo se mover era necessário uma força atuar sobre o corpo. o que é contrariado pela primeira Lei de Newton que diz que todo corpo precise no seu estado de movimento de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme amenos que uma força mude seu estado de movimento. então a 1 lei contradiz Aristóteles e ratifica o que Rene Decartes pensava sobre o movimento
Perguntas interessantes