Filosofia, perguntado por luanadesouza21, 1 ano atrás

Aristóteles afirma que “alcançar o justo meio é alcançar toda a excelência ética”

(Ética a Nicômaco, 1109).

Qual alternativa melhor representa a importância dessa constatação aristotélica?

Escolha uma:
a. O justo meio é próprio da dúvida que marca a existência humana. Na dúvida pelo certo, escolhe-se o intermediário.
b. O justo é meio é o ponto intermediário entre dois extremos. Logo, ser ético nunca é se posicionar de forma radical, mas sempre contemporizar, assumindo uma postura neutra nos conflitos.
c. O homem sábio é justo, pois, entre o mundo inteligível e o mundo sensível, escolhe um ponto intermediário entre os dois, o que lhe possibilita fazer a melhor escolha.
d. O justo meio é alcançado por meio da sensatez. Essa nos permite fazer a escolha certa viabilizada por meio justos e que nos leva aos fins apropriados à justiça.
e. O justo meio é alcançado pela sabedoria, e esta denuncia a errância do mundo sensível, caracterizado pelo excesso. Portanto, o justo meio é uma recusa ao mundo sensível.

Soluções para a tarefa

Respondido por bitencourtericotafpm
2
Podemos considerar que a ética aristotélica considera o seguinte: "O justo meio é alcançado por meio da sensatez. Essa nos permite fazer a escolha certa viabilizada por meio justos e que nos leva aos fins apropriados à justiça."

Se sensatez, neste contexto, for sabedoria prática ou sabedoria em seu sentido estrito, então essa é a alternativa correta. A partir do cálculo deliberado, aquele que é virtuoso calcula de forma sensata os meios corretos e leva ao fim a justiça, pois toda virtude é justa.

Portanto, alternativa D.
Perguntas interessantes