Aristóteles acreditava que os planetas gi- ravam ao redor do Sol descrevendo órbitas circulares. Uma das maiores revoluções da Astronomia moderna, proposta por Kepler no século XVII, foi a determinação das ór- bitas elípticas. Com relação à distância entre o planeta Terra e o Sol, qual é a principal diferença entre as órbitas circulares e as órbitas elípticas? Essa diferença é responsável pelo fenômeno das estações do ano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A diferença é: Um segue o caminho instável, o outro é fixo.
É responsável, junto com a inclinação do eixo N/S da Terra, pelas estações do ano.
Explicação:
Nas órbitas circulares, a distância entre o planeta e o Sol é sempre a mesma, assim como a velocidade escalar. Já nas órbitas elípticas, o Sol encontra-se em um dos focos, de forma que a distância entre ele e o planeta varia com o decorrer do tempo.
Sim, é possível dizer que o fato de a órbita ser elíptica é um dos responsáveis pela ocorrência das estações do ano, bem como a inclinação da Terra sobre o seu próprio eixo.
Órbita terrestre ao redor do Sol
Sabe-se que o Sol encontra-se no centro do sistema solar, sendo que os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor dele. Assim, a Terra descreve uma trajetória elíptica ao redor do Sol de forma que ele ocupa um dos focos da elipse.
Assim, bem como as leis de Kepler descreviam, a distância entre o Sol e a Terra variam com o decorrer da trajetória, o que faz com que a velocidade escalar também mude. Por essa razão, as estações do ano também são afetadas por esse fato.
Outra questão sobre a órbita elíptica:
https://brainly.com.br/tarefa/11174
#SPJ2