Filosofia, perguntado por zyziil, 1 ano atrás

Argumentos contrários da existência de Deus​

Soluções para a tarefa

Respondido por JeonJungAh248
4

Argumentos contra a existência de Deus:

1. Não existem provas concretas da existência de Deus (fraco)  

– É fato que não existem provas para a sua existência, mas em contrapartida qualquer um pode afirmar que elas também não existem para provar que ele não exista. Geralmente este debate a cerca de “provas concretas” não leva a nada. Mesmo se um dia algum cientista ou teólogo encontrar uma prova incontestável da inexistência de qualquer entidade sobrenatural, é muito fácil para um religioso quebrar este argumento dizendo que “Deus forneceu esta prova para testar a nossa fé”.  

2. Já temos uma boa noção de onde viemos e de como a vida surgiu (forte)

– Por meio da Teoria do Big Bang já temos uma boa ideia de como o universosurgiu e a mesma é muito bem corroborada cientificamente. O surgimento da vida na Terra primordial já foi testado e simulado em testes de laboratórios controlados, mostrando resultados promissores. Os nossos conhecimentos atuais a cerca da mecânica do cosmos e da complexidade da vida na Terra não excluem totalmente a hipótese de um arquiteto sobrenatural, mas com certeza chegamos à conclusão de que Deus não é necessário para o funcionamento do Universo.

Querer enxergar na natureza uma lógica arbitrária que se reflita como uma criação de Deus me parece uma forma de tentar santificar o próprio ser humano. Como imaginar que um Deus perfeito se poderoso iria ter um senso crítico e criativo tão semelhante aos nossos? Ele realmente construiria o universo usando a mesma lógica que nós? Há quem diga que Deus nos criou a sua imagem e semelhança, mas o que eu vejo mesmo é que nós tentamos, cada vez mais, atribuir ao Criador uma consciência similar a nossa, para que assim possamos transcender a nossa própria individualidade humana.

3. A complexidade da vida é perfeitamente explicável através da Seleção Natural (forte)

– Quando Charles Darwin propôs a Teoria da Evolução das Espécies através da seleção natural, isso revolucionou a forma como a ciência enxerga a variabilidade da vida na Terra. Se até então o ser humano era uma prova concreta da complexidade e inteligência de Deus, hoje fomos “rebaixados” a primatas e tivemos toda a nossa história explicada pela ancestralidade com hominídeos da antiguidade. A cada nova descoberta arqueológica, a evolução tem se tornado cada vez mais evidente e a sua aceitação é quase unânime entre os cientistas do mundo inteiro.

4. Se Deus criou tudo, quem criou Deus? (fraco)

– Argumentação fraca. Geralmente algum ateu usa esta resposta em contraponto a uma afirmação similar ao argumento número 3 da lista anterior, vindo de um teísta. Geralmente este debate não leva a nada.

5. Um ser inteligente e criativo só pode ser resultado de um processo evolutivo (forte)

– Segundo o biólogo e “militante ateu” Richard Dawkings, toda a complexidade da natureza só pode ser resultado de um processo evolutivo. Desde a formação de estrelas e planetas, até a água que corre pelos bosques e a própria vida complexa no nosso planeta. Tudo foi resultado de processos complexos e muito demorados, de forma que é impossível observá-los durante uma vida humana. Sendo assim, um ser inteligente e poderoso não poderia surgir espontaneamente, mas apenas através de um processo de evolução. Sendo assim, Deus teria evoluído a partir do quê? Quando e onde isto aconteceu?

6. O Deus das lacunas (médio)

– Desde o início da espécie humana, tribos antigas sempre invocaram deuses para explicar fenômenos naturais. Os antigos gregos não entendiam como o sol se movia através do céu, por exemplo. Para isso, invocaram o deus Hélio que, segundo eles, carregava o sol todos os dias com sua carruagem. Esta era uma explicação perfeitamente plausível para eles na época. Com o passar dos tempos, descobrimos que a realidade é muito diferente. Segundo o físico Marcelo Gleiser, seres sobrenaturais sempre foram invocados para explicar estas lacunas do conhecimento humano no mundo natural. Conforme a ciência avança, segundo Gleiser, Deus vai se tornar cada vez menos necessário para explicar o funcionamento do cosmo.

Perguntas interessantes