Argumento histórico − Na primeira expedição foi ao Rio Grande do Norte um moço de nome Martim Soares Moreno, que se ligou de amizade com Jacaúna, chefe dos índios do litoral, e seu irmão Poti. Em 1608, por ordem de D. Diogo Meneses, voltou a dar princípio à regular colonização daquela capitania. Poti recebeu no batismo o nome de Antônio Filipe Camarão, que ilustrou na guerra holandeza. Martim chegou a mestre-de-campo e foi um dos excelentes cabos portugueses que libertaram o Brasil da invasão holandeza. O Ceará deve honrar sua memória como um varão prestante e seu verdadeiro fundador.
(Adaptado de José de Alencar. Notas a Iracema. S. Paulo:
Melhoramentos, 2.ed. p. 154)
Alencar identifica como personagens de seu romance as figuras históricas de Martim e Poti, mas não faz o mesmo com Iracema. Isso se deve ao fato de que Iracema
encarna mais o afã de independência nacional do que, propriamente, o código de conduta dos indígenas.
encarna a heroína clássica que, acima da História, representa a espiritualidade, o senso de missão e a nobreza da renúncia.
não representa, em sua individualidade feminina, personagem que, mesmo remotamente, se possa localizar no plano histórico.
não tem relevância histórica, tratando-se de uma índia inteiramente à margem dos costumes sagrados de seu povo.
é sobretudo uma protagonista romântica, de modo que sua condição de nativa ressalta aspectos de mulher idealizada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Alternativa E. Uma das principais características do Romantismo, era a idealização da mulher. Esse deve ser um dos motivos por que José de Alencar criou Iracema, um personagem fictício, que representa uma mulher pura, ingênua.
carine85:
obrigado pela ajuda .
Respondido por
0
Iracema, do livro de José de Alencar, está de acordo com a letra E) é sobretudo uma protagonista romântica, de modo que sua condição de nativa ressalta aspectos de mulher idealizada.
O romance de José de Alencar faz parte do período conhecido como Romantismo, em que havia nacionalismo, estética nativista, valorização da natureza e a idealização da mulher, como é o caso de Iracema, que é comparada com elementos da natureza para evidenciar a sua beleza e a sua pureza.
Várias são as metáforas utilizadas pelo autor, e a seguir analisaremos algumas delas:
- "Lábios de mel", que é usada para simbolizar que o gosto da boca de Iracema é doce.
- "Cabelos mais negros que a asa da graúna" faz referência à cor do cabelo de Iracema, que é tão preto que chega a ser mais preto que a cor da asa da graúna, uma ave de plumagem bem preta.
- "Mais longos que seu talhe de palmeira" quer remeter ao extenso tamanho do cabelo de Iracema, pois o talhe de uma palmeira é enorme e possui vários metros.
- "A baunilha do bosque não se comparava ao hálito perfumado" quer remeter ao hálito doce de Iracema, que seria melhor que o gosto da baunilha.
- "Mais rápida que a ema selvagem" faz referência à velocidade de Iracema ao correr o sertão, pois uma ema selvagem possui bastante rapidez.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/9368388
Anexos:
Perguntas interessantes
Administração,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás