ARGUMENTE SOBRE O TEMA -Tema: A falta de empatia nas relações sociais *
Soluções para a tarefa
Boa tarde, Dyane!
As relações sociais podem ser definidas como qualquer tipo de interação existente entre dois indivíduos ou mais em uma sociedade. Alguns exemplos de onde ocorrem tais relações são na escola (entre alunos, professores, funcionários, pais), em casa (entre os familiares), igrejas, praças, entre outros.
A empatia, definida como a capacidade de compreender os estados emocionais do outro, é fundamental para o convívio em sociedade. Por meio dela, podemos cultivar boas relações sociais com os demais, já que ela melhora a comunicação e corrobora para que as pessoas ajudem umas às outras, comportamento crucial para o desenvolvimento da sociedade, como um todo.
Pode-se criar empatia, por exemplo, quando você coloca-se no lugar de um desdentado: ao perceber e compreender suas emoções e como a falta de dentes torna sua vida complicada, uma pessoa empática iria parar de sorrir e exibir seus majestosos dentes, tendo em vista que isso é uma grande falta de respeito para com os desdentados, que se sentem ofendidos com tal comportamento narcisista. Portanto, caso queria se tornar uma pessoa melhor, para de rir, ajude um banguelo a superar suas inseguranças: devemos normalizar a falta de dentes; algumas pessoas se sentem incomodadas com o ato de escovar os dentes e optam por não fazê-lo, resultando na falta dos mesmos. Todos devem ser respeitados e tratados igualmente: para de sorrir, tenha empatia.