Argumente sobre o papel da termólise biológica em ambientes com a altas temperaturas, na dissipação do calor excessivo
Soluções para a tarefa
Resposta:
As reações de termólise, quimicamente, são reações de decomposição que fazem uso da energia térmica, ou seja, ocorrem graças a temperatura, podendo ser denominada também de decomposição térmica.
Dessa forma, a formação de uma ou mais substâncias após a reação decorre exatamente devido ao processo de aquecimento, sendo na maioria dos casos, um processo endotérmico.
Biologicamente, esse processo segue o mesmo raciocínio, onde há a perda de energia de um organismo para o meio externo de acordo com um gradiente térmico, ou seja, decorre de um corpo mais quente para um menos quente por meio de dissipação ou absorção.
Esse processo de dissipação do calor é extremamente importante para a manutenção do organismo vivo, pois sabe-se que todo metabolismo funciona de forma ideal a partir de uma temperatura ótima, e quando a mesma se apresenta alterada para mais ou para menos o organismo tende a sofrer danos.
Há diversos mecanismos que o corpo pode utilizar para perder calor: Vaporização, Radiação, Convecção e Condução.
Todos esses processos são realizados de uma forma para que a temperatura corporal se mantenha ideal para a manutenção da vida.
Daí advém a grande importância do processo de termólise biológica, pois, considera ao mesmo tempo que o corpo é uma máquina e que gera energia na forma de calor, bem como também recebe, e da mesma forma, essa energia térmica deve ser dissipada.
Espero ter ajudado!!!
Explicação:
As reações de termólise, quimicamente, são reações de decomposição que fazem uso da energia térmica, ou seja, ocorrem graças a temperatura, podendo ser denominada também de decomposição térmica.
Vamos aos dados/resoluções:
Dessa forma, a formação de uma ou mais substâncias após a reação decorre exatamente devido ao processo de aquecimento, sendo na maioria dos casos, um processo endotérmico. Biologicamente falando, esse processo segue o mesmo raciocínio, onde há a perda de energia de um organismo para o meio externo de acordo com um gradiente térmico, ou seja, decorre de um corpo mais quente para um menos quente por meio de dissipação ou absorção.
Esse processo de dissipação do calor é extremamente importante para a manutenção do organismo vivo, pois sabe-se que todo metabolismo funciona de forma ideal a partir de uma temperatura ótima, e quando a mesma se apresenta alterada para mais ou para menos o organismo tende a sofrer danos. E existem diversos mecanismos que o corpo pode utilizar para perder calor: Vaporização, Radiação, Convecção e etc.
Todos esses processos são realizados de uma forma para que a temperatura corporal se mantenha ideal para a manutenção da vida. Daí advém a grande importância do processo de termólise biológica, pois, considera ao mesmo tempo que o corpo é uma máquina e que gera energia na forma de calor, bem como também recebe, e da mesma forma, essa energia térmica deve ser dissipada.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)