Argumentaremos, portanto, que a adoção de uma solução monárquica no brasil, a manutenção da unidade da ex-colônia e a construção de um governo civil estável foram em boa parte consequência do tipo de elite política existente à época da Independência, gerado pela política colonial portuguesa. Essa elite se caracteriza sobretudo pela hegemonia ideológica e de treinamento.
A elite brasileira do contexto Pós-Independência se posicionou a favor da:
a) asseguração da estabilidade econômica por meio do abandono do plantation e do investimento industrial.
b) manutenção da escravidão como forma de trabalho predominante; entretanto, os escravos trabalhariam nas fábricas, pois a elite almejava o desenvolvimento industrial.
c) manutenção da escravidão e da escolha da monarquia como forma mais adequada de governo.
d) abolição da escravidão, de forma a evitar embates diplomáticos com a Inglaterra e, concomitantemente, manter o padrão agroexportador.
e)instalação impedia da república devido à influência exercida pelos EUA naquele momento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A afirmativa correta é a letra c) manutenção da escravidão e da escolha da monarquia como forma mais adequada de governo.
O texto apresenta alguns aspectos relacionados aos tempos antigos, tempos esses em que existia um sistema monárquico e um sistema escravagista, que possibilitavam que os mais ricos formassem a elite do Brasil.
De forma que a manutenção do privilégio das elites compreendia um fator imprescindível para a elaboração de tal texto, que mostrava o desejo por uma monarquia e por um sistema escravagista, que iriam servir aos seus próprios interesses.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Psicologia,
7 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás