Argumentamos que uma Educação para a Paz, como o campo pedagógico da Cultura de Paz, se encontra justamente no interior das relações entre a violência (em suas múltiplas formas), os conflitos (em suas diferentes manifestações) e a paz (com suas acepções diversas). Com isso, dizemos que as abordagens sobre a paz nas escolas, se não vierem acompanhadas de uma dimensão conceitual mínima, nestes três campos, tem seu potencial reduzido em termos de sustentabilidade em programas e projetos, pois poderão ficar concentradas em apenas um destes aspectos.
FILHO, N. A. S.; SALLES, V. O. Cultura de paz como componente da lei de diretrizes e bases da educação nacional: dilemas e possibilidades. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 26, n. 2, p. 189–193, 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2020.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- Um projeto de educação para a paz que aborda os valores humanos universais e que não trata das questões da desigualdade social é passível de falha.
PORQUE
II- A desigualdade social é uma característica da sociedade e influencia a percepção dos valores humanos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Alternativa D)
Para promover a educação de paz deve-se inserir a questão da desigualdade social, visto que ela compõe boa parte dos conflitos, bem como, grande parte da sociedade.
Tratar de valores humanos sem fazer alusão a desigualdade social, é passível de falha, pois a desigualidade social trata-se de uma identidade que é enraizada na sociedade, com isso, tem-se a influência da percepção dos valores humanos.
Bons estudos!
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Um projeto de educação para a paz que aborda os valores humanos universais e que não trata das questões da desigualdade social é passível de falha, porque a desigualdade social é característica da sociedade e influencia a percepção dos valores humanos. Negligenciar a desigualdade social é um passo equivocado quando se trata de educação para a paz, pois a desigualdade afeta a própria percepção sobre valores como o respeito, a ética e a dignidade humana. Os autores do texto citado na questão, evidenciam esse aspecto ao longo de seu texto. Além disso, as considerações tecidas no texto do capítulo 4 do livro, trazem pontos característicos para esse entendimento.