História, perguntado por rteletonp5lub0, 10 meses atrás

Aretha protagonizou revolução musical e política Cantora foi pioneira ao levar o canto gospel para o pop Ao levar para todos o canto que só o seu público da igreja conhecia, Aretha Franklin fez a revolução no pop. Mulher e negra que despontou numa época de feroz luta contra a segregação sexual e racial, ela o fez sem perder o sentido espiritual que guiou sua trajetória. A música de Aretha Franklin é aquela que chama para a ação, mas que também traz conforto para as almas angustiadas. E tudo começou com “Respect”, canção do astro da soul music Otis Redding (1941-1967), à qual Aretha deu a versão definitiva em 1967, chegando com ela, pela primeira vez, ao primeiro lugar da parada americana de sucessos. Em sua voz, os versos de Otis atingiram os vários americanos que estavam necessitados de algum respeito para continuarem vivendo — mulheres, negros e jovens. A música, como disse a cantora em sua autobiografia, refletia “a necessidade de uma nação, a necessidade do homem e da mulher medianos na rua, do empresário, da mãe, do bombeiro, da professora — todos queriam respeito. Foi também um dos gritos de guerra do movimento pelos direitos civis. A canção assumiu um significado monumental. ” [...] Filiada ao Partido Democrata, ela cantou na posse de três presidentes americanos — incluindo Barack Obama, em 2009. Aretha foi ativa na luta pelos direitos civis, mesmo que atuando muitas vezes nos bastidores. Ajudou a financiar Martin Luther King e se articulava para soltar militantes da prisão. Esta semana, voltou a circular na internet uma reportagem dos anos 1970, que detalha os esforços da cantora para libertar a ativista Angela Davis, dos Panteras Negras, então chamada de "terrorista" pelo presidente Richard Nixon. Chegou a colocar em risco a sua reputação tentando pagar a fiança de Davis. F A partir da notícia apresentada e da luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, é correto afirmar que: Escolha uma: a. A classificação de Angela Davis como terrorista por parte do presidente republicano Richard Nixon mostra como os Panteras Negras estavam associados ao Partido Democrata e refletiam a divisão política dos EUA. b. O fato de que a canção Respect chegou ao primeiro lugar entre as músicas mais tocadas nas rádios americanas mostra a unanimidade da luta pelos direitos civis nos EUA. c. A canção Respect ganhou um “significado monumental” como hino dos Panteras Negras e lideranças como Angela Davis. d. Aretha Franklin, de acordo com a notícia, utilizou a luta pelos direitos civis para conseguir maior notoriedade em sua carreira. e. O texto permite pensar a associação entre grandes nomes da música negra dos EUA e a luta pelos direitos civis por meio de diferentes lideranças.

Soluções para a tarefa

Respondido por kelysouzaks
5

Resposta:

O texto permite pensar a associação entre grandes nomes da música negra dos EUA e a luta pelos direitos civis por meio de diferentes lideranças.

Explicação:

Corrigido pelo AVA 2022

Respondido por thiiagomoura
0

Acerca da utilização da música na luta pela dos direitos civis, a opção correta é a alternativa E: "O texto permite pensar a associação entre grandes nomes da música negra dos EUA e a luta pelos direitos civis por meio de diferentes lideranças."

O que foi a revolução musical pelos direitos civis nos EUA?

  • O movimento dos direitos civis foi uma época de tremenda mudança na sociedade americana. Tudo começou com a aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1964, que proibia a discriminação com base na cor da pele, raça, religião, sexo ou nacionalidade;
  • O movimento encorajou as pessoas a quebrar as barreiras raciais e criar uma sociedade mais igualitária para todos os cidadãos.

Nesse período, a música foi importante na busca pelos direitos civis nos Estados Unidos, sendo um período em que os afro-americanos começaram a criar, tocar e gravar sua própria música em prol da luta por essa conquista.

Entenda mais sobre a revolução musical pelos direitos civis nos EUA em: https://brainly.com.br/tarefa/39734662

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes