Filosofia, perguntado por leillyvallandro2408, 1 ano atrás

Área da filosofia em que se estudam os raciocínios ou argumentos, a lógica concentra-se: I.Na relação que se estabelece, quando raciocinamos , entre o que sabemos ou colocamos como hipótese ( o ponto de partida) e aquilo que concluímos ( o ponto de chegada). II.Ao mesmo tempo em que atualmente se constitui em uma área de investigação filosófica é também um instrumento importante no estudo e na prática da filosofia.

Soluções para a tarefa

Respondido por liviarebeca007
87

Resposta:

A alternativa 1 e 2 estão corretas.

Respondido por AnthonioJorge
17

A lógica concentra-se na relação entre hipótese e conclusão, assim como é instrumento importante no estudo e na prática da filosofia. Assim, as duas alternativas estão corretas.

A Lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados e suas regras.  

Segundo Aristóteles, a acumulação de experiências particulares dão a base para a indução (epagoge) que chegará ao universal. Essa indução é feita por uma espécie de apreensão imediata, ou de intuição. Aristóteles chega a dizer que nada, exceto a intuição, pode ser mais verdadeiro que o conhecimento científico – e que a intuição é o principio da ciência.

Uma vez com esse fundamento universal, usa-se a dedução (apodexis) para verificar verdadeiro e falso. É um método experimental, base das ciências até hoje. Assim, a lógica serve como um manual de regras para verificar a veracidade dos enunciados e suas regras, como a regra da identidade, da não-contradição e do terceiro excluído que Aristóteles cita.

A Lógica, portanto, parte sempre de premissas admitidas como certas e chega à demonstração certa da veracidade das conclusões. Não acrescenta, contudo, nenhum conhecimento.

O discurso lógico-analítico só pode funcionar quando trata de verdades muito gerais para um público geral ou de verdades específicas para um público muito especializado. A Lógica nada descobre, apenas confirma.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/41056956

Anexos:
Perguntas interessantes