ENEM, perguntado por antunesjuh7910, 10 meses atrás

Ardor em firme coração nascido; pranto por belos olhos derramado; incêndio em mares de água disfarçado; rio de neve em fogo convertido: tu, que em um peito abrasas escondido; tu, que em um rosto corres desatado; quando fogo, em cristais aprisionado; quando crista, em chamas derretido. Se és fogo, como passas brandamente, se és fogo, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, como quis que aqui fosse a neve ardente, permitiu parecesse a chama fria. O texto pertencente a Gregório de Matos, apresenta todas seguintes características: A) Trocadilhos, predomínio de metonímias, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta. B) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida. C) Dualidade temática da entrega e do refreamento, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo. D) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo. E) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das síntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvathiagoantonio
167

Letra C

Ao ler o texto percebemos que Gregório de matos apresenta as seguintes características: "Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo."

Um carácter duplo, ligado a sensualidade. Uma construção simetria do poema em toda sua extensão expressando a fuga da personagem em sua vida

Espero ter ajudado e Bons estudos!

Respondido por lalabhz
47

Resposta:

C

Explicação:

Podemos perceber, a partir da análise da poesia “Lágrimas de amor: fogo e neve”, o dualismo barroco presente nos versos de Gregório de Matos através da mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais, ideias dispostas por meio de metáforas, especialmente com o uso de paradoxos.

Perguntas interessantes