Português, perguntado por Andréia135, 1 ano atrás

Arcadismo século das luzes principais autores desse movimento

Soluções para a tarefa

Respondido por brunno755399666
1
Alguns dos principais autores do Arcadismo foram: José Inácio de Alvarenga Peixoto Tomás Antônio Gonzaga José Basílio da Gama E Manuel Inácio da Silva Alvarenga Espero ter ajudado,boa sorte :)
Respondido por Styffler
1
O poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage adotou o pseudônimo árcade de Elmano Sadino (Elmano é um anagrama de Manuel e Sadino faz alusão ao rio Sado, que corta a cidade de Setúbal, onde ele nasceu no dia 15 de setembro de 1765). Bocage teve várias experiências amorosas e viveu muitas aventuras em colônias portuguesas do Oriente, como na Índia e na China. Esse escritor teve uma vida muito parecida com a de Camões, pois também se juntou às companhias militares, lutou na guerra, foi preso e morreu na miséria.

Esse escritor teve o ponto alto de sua obra na lírica, principalmente nos sonetos, porém também se destacou escrevendo poemas satíricos e eróticos. Ele é considerado como o melhor escritor português do século XVIII e junto a Camões e Antero de Quental, é tido como um dos três maiores sonetistas da literatura portuguesa. A obra de Bocage traduz o período de transição no mundo no qual ele viveu, que foi marcado pela Revolução Francesa e o surgimento do Romantismo. Apesar de fazer parte do Arcadismo Português, a obra do autor não é totalmente árcade nem romântica, mas é uma obra transitória.

Um dos textos mais conhecidas de Bocage é “A Pena de Talião”, que é uma obra de poesia satírica. Já na poesia lírica o poeta passou por duas fases, sendo a primeira árcade, restrita às regras deste movimento. Já a segunda fase foi pré-romântica, mais emotiva e falando sobre o tema morte.

Outro poeta importante do Arcadismo Português foi António Dinis da Cruz e Silva, nascido em Lisboa no ano de 1731, sendo um dos fundadores da Arcádia Lusitana. Ele adotou o pseudônimo árcade Elpino Nonacriense e suas obras mais famosas são “Odes Pindáricas” e “O Hissope”. Cruz e Silva é considerado como um dos autores que mais se esforçou para difundir o ideal clássico de pureza, equilíbrio e bom gosto, o que ia contra excessos do Barroco.

Creio que isso lhe ajude um pouco. RS
Perguntas interessantes