Aracy Amaral cita um discurso que Mário de Andrade fez em 1942, por ocasião da comemoração dos vinte anos da Semana de Arte Moderna. Nesse discurso, intitulado "O movimento modernista", Mário afirmava:
"I-] Mas esta destruição não apenas continha todos os germes da atualidade, como era uma convulsão profundíssima da realidade brasileira. O que caracteriza esta realidade que o movimento modernista impôs, é, a meu ver, a fusão de três princípios fundamentais: o direito à pesquisa estética; a atualização da inteligência artística brasileira; e a estabilização de uma consciência criadora nacional".
Levando em conta o texto de Aracy Amaral, responda:
a. De acordo com o último parágrafo do texto, que fato, ocorrido em 1917, já era de- monstração do desejo dos artistas brasileiros de terem "direito à pesquisa estética" e à "atualização da inteligência artística brasileira"?
b. De acordo com o segundo parágrafo do texto de Aracy Amaral, de que modo os artistas modernistas conseguiram "estabilizar uma consciência criadora nacional"? Justifique sua resposta com um trecho do texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
No discurso, ele afirma que o Movimento Modernista teve influência em sua vida, entretanto, sem ele, suas obras continuariam sendo as mesmas, porém, ele estava convicto de que arte se renovara, conservando o interesse histórico de tal movimento, assim como dando-lhe interpretação e perspectiva cultural.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Administração,
3 meses atrás
Informática,
3 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás