Aracy Amaral atribui o surgimento do nacionalismo no Brasil, na década de 1920, a duas causas principais: quais são elas?
Soluções para a tarefa
Respondido por
255
Olá!
De um lado estava o desejo de se autoafirmar, iniciado desde a proclamação da República em 1889, caracterizado como um movimento de preocupação nativista, que apresentava consciência e compromisso com a nossa realidade, menosprezada até então pelos grupos de elite, que se aproximavam dos modelos europeus.
Por outro lado, o nacionalismo também foi devido à inquietação internacionalista, que visava a renovação formal, através da busca da informação nas grandes metrópoles e pelos meios de comunicação. No Brasil, o internacionalismo foi um recurso utilizado para romper com o academismo predominante no Século XIX, por vias da informação que chegava principalmente de Paris.
Espero ter ajudado!
Respondido por
46
No caso podemos afirmar que para Aracy Amaral o nacionalismo surgiu tendo em vista a oposição entre dois polos principais.
O primeiro polo diz respeito a afirmação do Brasil como um estado soberano. Isso porque tivemos a proclamação da república de forma bastante tardia, vindo apenas no século XIX.
O outro ponto diz respeito a internacionalização, tendo em vista que um mundo cada vez mais dinâmico que veio com a revolução industrial possibilitou que os países tentassem se impor de forma mais presente no cenário internacional.
Assim, tais ideias fomentaram movimentos nacionalistas no país tendo por base muitas vezes ideias baseadas no nazismo e fascismo.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9862500
espero ter ajudado!
Anexos:
Perguntas interessantes