Contabilidade, perguntado por Dri350, 11 meses atrás

ara uma auditoria eficiente é necessário que a condução dos trabalhos seja previamente programada. Os procedimentos devem ser seguidos rigorosamente, em conformidade com as normas técnicas contábeis, as instruções normativas dos órgãos específicos, tais como CVM e CFC. Cabe à Auditoria checar e validar todas as informações contidas nas demonstrações contábeis, confrontando com a documentação pertinente. Por isso existem os planejamentos e procedimentos de auditoria.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos a equipe de auditores deve ser supervisionada pelo auditor mais experiente.

A educação continuada dessa profissão é essencial para que o desenvolvimento do trabalho ocorra sem surpresas e dentro dos temas da atualidade.

Na obra de Araújo (2020), págs. 74 a 76, o autor propõe um modelo para planejamento da auditoria (quadro 3.1) para diversos setores de uma empresa:



Departamento de Contabilidade: Por escolha randômica no Excel, selecione 5% dos lançamentos e aplique os testes padrões para contabilidade.



Departamento Financeiro:

1) Confira quem está autorizado a assinar cheques.

2) Quem autoriza gastos.

3) Quem autoriza as aplicações e os empréstimos.

4) Se os juros pagos são compatíveis com o mercado.

Com base nesse modelo, selecione os procedimentos para os departamentos de Contabilidade e Financeiro, e em seguida, descreva como você executaria cada tarefa, utilizando os procedimentos de evidências, os parâmetros e objetivos.

Soluções para a tarefa

Respondido por taticordoni
18

Resposta:

Auditoria é um processo de verificação e análise de atividades desenvolvidas durante um certo período de uma empresa, é uma revisão das demonstrações contábeis e financeiras, avalia os processos, operações, registros, atividades e procedimentos da empresa.

Enfatiza ainda que devido a limitações inerentes a qualquer sistema de controle interno, podem ocorrer erros ou irregularidades que possam não ser detectados no curso dos trabalhos de auditoria. Além disso, as projeções da estrutura de sistema de controle interno para períodos futuros estarão sujeitas ao risco de que os procedimentos podem mostrar-se inadequados, devido a mudanças nas condições, ou que a efetividade das políticas e dos procedimentos possam se deteriorar.

Objetivo identificar as deficiências no controle interno e apresentar recomendações para melhorá-los.  É uma grande aliada, pois ajuda acompanhar as atividades e certifica de que o planejamento estratégico está sendo cumprido.

A auditoria na contabilidade tem a finalidade de examinar os documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções de informações de fontes internas e externas.

Uma das maneiras de apresentar documentos para auditores é quando eles escolhem a amostragem.

A contabilidade solicita documento fiscal, contrato ou outro documento legal; garante que os registros estão em conformidade com os princípios fundamentais de contabilidade.

A auditoria financeira significa que os auditores irão analisar os relatórios financeiros, no intuito de encontrar possíveis falhas ou melhorias que possam auxiliar a capacidade da empresa de gerar resultados positivos.

No Departamento Financeiro, para efeito de controles internos, analisa se os responsáveis pelas autorizações estão em conformidade com as normas, regulamentos e políticas da empresa, com relação as alçadas financeiras e operacionais.

Objetivo destina-se exclusivamente para informação e uso da administração e de outras pessoas autorizadas por esta e não foi preparado para ser utilizado por terceiros. Sua divulgação externa pode suscitar dúvidas e originar interpretações errôneas em pessoas que desconhecem os objetivos e limitações dos exames desenvolvidos de acordo com as normas brasileiras de auditoria.

Explicação:

Perguntas interessantes