Ara estabelecer um histórico a respeito da produção de desigualdades no Brasil, devemos abordar os processos de colonização, uma vez que o país foi conquistado por Portugal, fazendo parte de todo um planejamento de expansão territorial de
Soluções para a tarefa
As desigualdades sociais e raciais na educação brasileira são reflexos diretos da colonização sofrida pelo Brasil como parte do projeto de expansão português. Alternativa B.
A realidade desigual brasileira atual
Tal fato remete diretamente ao modo como eram tratados os nativos e os negros africanos na América Portuguesa, cuja inferioridade refletia em uma educação dogmática e religiosa por parte dos jesuítas, empregados da Corte Portuguesa e que visavam facilitar a comunicação e aceitação dos escravismos e outros processos coloniais, ao torná-los mansos e servis.
Como resultado, esses grupos ainda são enxergados no Brasil sob a perspectiva exploratória, é o que ilustram os intensos embates que ocorrem no interior das florestas, onde grandes empresários tentam se apropriar das terras legitima e historicamente pertencentes aos indígenas.
Além disso, com toda criminalização e evolução social, os negros ainda são vítimas de racismo, mesmo que velado, a exemplo de dizeres que falam de cabelos bons ou ruins.
Abaixo, o enunciado completo:
Para estabelecer um histórico a respeito da produção de desigualdades no Brasil, devemos abordar os processos de colonização, uma vez que o país foi conquistado por Portugal, fazendo parte de todo um planejamento de expansão territorial de nações europeias no século XVI. Estamos nos referindo a:
- Multiculturalismo;
- Desigualdades sociais e raciais na educação brasileira;
- Interculturalismo;
- Relações étnico-raciais no Brasil.
Aprenda mais sobre os prejuízos advindos do colonialismo sofrido pelo Brasil: brainly.com.br/tarefa/51941132
#SPJ4