Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets.)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.
Soluções para a tarefa
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é: Alternativa D) A importância da experiência e da observação.
Descartes foi o fundador do racionalismo moderno, ele mostrou a onipotência da razão, que considerou como critério da verdade. Segundo os racionalistas, a matemática, ciência "pura" e supostamente independente da experiência, incorporava o próprio ideal da ciência.
Descartes afirmou que, da mesma maneira que um matemático, com a força de sua razão, consegue resolver seus problemas, o filósofo pode conhecer a verdade através da única força de sua razão.
Naquele tempo a fé não considerada um elemento seguro para a descoberta das verdades, por tanto, o senso crítico não esteve ligada ao conhecimento do divino. Os renascentistas modernos não reconheceram as noções que vieram das autoridades e tradições.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2152776#