"Aqueles que estão bem na Itália, como vocês meus filhos, não devem deixá-la, digo-lhes isto como pai (...) não acreditem naqueles que falam bem da América (...) é preferível estar numa prisão na Itália do que numa fazenda aqui." (Zuleika Alvim, BRAVA GENTE) O trecho da carta de um imigrante revela como era difícil "fazer a América" no Brasil, porque:
A) com o declínio da produção cafeeira, o imigrante desempregado vivia em péssima situação social.
B) dívidas, maus-tratos, isolamento e a Lei de Terras tornaram quase impossível o acesso à terra e prosperidade.
C) o choque cultural e dificuldades climáticas inviabilizaram a imigração.
D) a falta de uma experiência capitalista anterior pelos imigrantes impedia a formação de uma poupança.
E) a propaganda feita pelo governo e agenciadores era correta e cumpria as promessas feitas, mas a qualidade da mão-de-obra era precária.
alguem me ajuda por favor
Soluções para a tarefa
Letra B: o trecho da carta de um imigrante revela como era difícil "fazer a América" no Brasil, visto que as dívidas levavam a um modelo análogo e praticamente igual ao da escravidão, sendo que os imigrantes europeus do período também sofriam maus-tratos e com o isolamento. Os fazendeiros os faziam pagar por absolutamente tudo e de forma que a dívida jamais pudesse ser quitada.
No período era quase impossível o acesso à terra e prosperidade, sendo essa a razão pela qual o imigrante diz aos seus parentes para que não viessem ao Brasil. Vale ressaltar, porém, que posteriormente houve um modelo em que o Estado passou a bancar a viagem dos imigrantes ao Brasil e sua estadia nas pensões, bem como proporcionou o financiamento das terras com a entrega de parte da produção, o que veio a facilitar o acesso às terras, principalmente no Sul do Brasil.
Resposta:
1-b)dívidas, maus-tratos, isolamento e a Lei de Terras tornaram quase impossível o acesso à terra e prosperidade.
2-a)O estado do Paraná foi ocupado por imigrantes alemães e italianos, estabelecidos em pequenas e médias propriedades policultoras.
Explicação:
GC