“Aquele grande mar da Odisseia — resplandecente e sonoro,
sempre azul, sob o voo branco das gaivotas, rolando, e man-
samente quebrando sobre a areia fi na ou contra as rochas de
mármore das Ilhas divinas — exalava logo uma frescura salina,
bem-vinda e consoladora naquela calma de Junho, em que a
serra entorpecia. Depois as estupendas manhas do sutil Ulisses
e os seus perigos sobre-humanos, tantas lamúrias sublimes e
um anseio tão espalhado da Pátria perdida, e toda aquela intri-
ga, em que embrulhava os heróis, lograva as Deusas, iludia o
Fado, tinham um delicioso sabor ali, nos campos de Tormes,
onde nunca se necessitava de sutileza ou de engenho, e a vida
se desenrolava com a segurança imut ável com que cada ma-
nhã sempre o Sol igual nascia, e sempre centeios e milhos, re-
gados por águas iguais, segura mente medravam, espigavam,
amadureciam... Embalado pela recitação grave e monótona do
meu Príncipe, eu cerrava as pálpebras docemente. Em breve
um vasto tumulto, por Terra e Céu, me alvoroçava... E eram os
rugidos de Polifemo, ou a grita dos companheiros de Ulisses
roubando as vacas de Apolo. Com os olhos logo esbugalhados
para Jacinto, eu murmurava: Sublime! E sempre nesse mo-
mento o engenhoso Ulisses, de carapuço vermelho e o longo
remo ao ombro, surpreendia com a sua facúndia a clemência
dos Príncipes, ou reclamava presentes devidos ao Hóspede,
ou surripiava astutamente algum favor aos deuses. E Tor-
mes dormia, no esplendor de Junho. Novamente, eu cerrava
as pálpebras consoladas, sob a carícia inefável do largo dizer
homérico... E meio adormecido, encantado, incessantemente
avistava, longe, na divina Hélade, entre o mar muito azul e o
céu muito azul, a branca vela, hesitante, procurando Ítaca...”
46. No fragmento acima, retirado do romance A cidade e as ser-
ras, o narrador Zé Fernandes faz referência ao texto de Ho-
mero, Odisseia, comparando algumas imagens ao cotidiano
de Tormes. A natureza também foi tema da poesia árcade
brasileira, no século XVIII. Assinale a alternativa cuja analo-
gia entre o texto acima e o estilo árcade é incorreta:
A) Como no Arcadismo, o fragmento do romance de Eça faz
menção a textos e personagens da Antiguidade Clássica.
B) O narrador Zé Fernandes descreve um ambiente de equilí-
brio em Tormes. Essa mesma perspectiva norteava a lite-
ratura dos poetas árcades.
C) As imagens apresentadas pelas três últimas linhas do tex-
to acima podem ser consideradas compatíveis com um
cenário bucólico do tipo árcade.
D) Ao descrever o “grande mar da Odisseia”, pode-se afi r-
mar que o texto retoma um tema fundamental do neoclas-
sicismo — as grandes navegações.
E) A referência mitológica, encontrada no texto acima, também
é vista com frequência na literatura dos autores árcades.
(A cidade e as serras, Eça de Queirós)
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olá eu acho que é a letra D
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