Aquecimento Global baseia-se no aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra. Este evento pode ser consequência tanto de causas naturais, quanto de atividades humanas. Os impactos do aquecimento global nos ecossistemas do Ártico, no Polo Norte, vêm fazendo com que o Mar Ártico diminua cerca de 100 mil quilômetros quadrados por ano. ( B) Os humanos têm modificado o meio ambiente através da prática de atividades como o desmatamento, a agricultura, a industrialização, a urbanização e outros tipos de usos ao longo de toda a história. Desta maneira, a sociedade atual afeta o meio ambiente numa escala inteiramente nova, a escala local. A exemplo disto, no caso Ártico, pode-se citar o derretimento das geleiras. ( C) As mudanças climáticas no Ártico têm causas excepcionalmente naturais como, por exemplo, alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra. Os anos de intervalo entre as idades do gelo, marcaram os tempos quando a Terra recebeu, em média, menos radiação do Sol. Agora, estamos caminhando rumo ao período em que a Terra receberá mais radiação solar. ( D) No que diz respeito ao fenômeno do Aquecimento Global, os polos da Terra são as primeiras regiões a sentir seus efeitos. Sobre os episódios de mudanças climáticas recorrentes no Planeta Terra, a maior consequência da desordem do controle da temperatura global vista atualmente é o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível do mar.
Soluções para a tarefa
(A) Aquecimento Global baseia-se no aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra. Este evento pode ser consequência tanto de causas naturais, quanto de atividades humanas. Os impactos do aquecimento global nos ecossistemas do Ártico, no Polo Norte, vêm fazendo com que o Mar Ártico diminua cerca de 100 mil quilômetros quadrados por ano.
Verdadeiro. A redução no gelo do Ártico, causada pelo aquecimento global, é de larga escala, com perda de mais de 700 mil km² em área, e a tendência é que se torne ainda maior, pois como há menos gelo, ele é menos resistente ao calor;
(B) Os humanos têm modificado o meio ambiente através da prática de atividades como o desmatamento, a agricultura, a industrialização, a urbanização e outros tipos de usos ao longo de toda a história. Desta maneira, a sociedade atual afeta o meio ambiente numa escala inteiramente nova, a escala local. A exemplo disto, no caso Ártico, pode-se citar o derretimento das geleiras.
Falso. Os seres humanos realmente modificaram o planeta através de práticas como desmatamento e industrialização, mas a escala é global. O ártico, por exemplo, não sofreu alterações diretas, mas foi influenciado pelas mudanças ao redor do planeta.
(C) As mudanças climáticas no Ártico têm causas excepcionalmente naturais como, por exemplo, alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra. Os anos de intervalo entre as idades do gelo, marcaram os tempos quando a Terra recebeu, em média, menos radiação do Sol. Agora, estamos caminhando rumo ao período em que a Terra receberá mais radiação solar.
Falso. As mudanças climáticas tem causas naturais, mas também são fruto da atividade humana, que transforma o planeta de forma que nenhuma outra espécie é capaz.
(D) No que diz respeito ao fenômeno do Aquecimento Global, os polos da Terra são as primeiras regiões a sentir seus efeitos. Sobre os episódios de mudanças climáticas recorrentes no Planeta Terra, a maior consequência da desordem do controle da temperatura global vista atualmente é o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível do mar.
Verdadeiro. As calotas polares são afetadas sem a necessidade de mudanças drásticas na temperatura - aumentos de alguns graus iniciam o derretimento das geleiras, que ficam mais frágeis e passam a derreter em velocidade cada vez maior.