Pedagogia, perguntado por monicacanal, 1 ano atrás

(Apud FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético. In: REIS, Daniel Aarão Filho (org.) O século XX: o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.)

O terror e a propaganda foram dois lados complementares do regime stalinista. Contudo, muitos historiadores afirmam que eles não são suficientes para explicar o grau de aprovação conseguido por este regime tanto dentro como fora da União Soviética.

O apoio político dado a Stalin dentro da URSS também é explicado pela:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
8

As alternativas são:

a) eclosão da segunda revolução russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e excluiu lideranças como a de Trótski.

b) manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa.

c) entrada de capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego.

d) introdução da Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa.

e) promoção do livre mercado e da liberdade de expressão.

Agora a resposta:

O apoio político dado à Stálin é uma consequência do avanço do nacionalismo entre os russos (a defesa da ideia de que à Pátria deve-se dar tudo e que é pela glória da Pátria que se chega à grandeza pessoal, algo que era comum nas nações no século XX (muitas das guerras revolucionárias do século foram movidas pelo nacionalismo) e pela crença no caráter salvador da cultura russa (que iria salvar o mundo dos males do capitalismo).

O Livre mercado, as propriedades privadas e a entrada de capitais estrangeiros não são características da economia soviética, que era centralizada, assim como não há uma "segunda revolução russa" que destacasse Trótski: a "segunda" revolução foi justamente a de Outubro, que botou os Bolcheviques no poder.

É correta a alternativa B.

Perguntas interessantes