Aproveitando o desnível de um rio, um proprietário rural construiu uma mini-hidrelétrica, conduzindo água por uma calha até uma roda d’água que será conectada a um dínamo. A roda d’água possui uma polia grande presa a ela enquanto o dínamo possui uma polia pequena. O desenho mostra como as polias são conectadas por intermédio de uma correia de borracha.Conclui-se, corretamente, que o tempo para que a polia grande complete uma volta, considerando que não há escorregamento da correia sobre as polias, é *
3 pontos
Imagem sem legenda
(A) menor que o tempo gasto pela polia menor, sendo que ambas giram no mesmo sentido.
(B) menor que o tempo gasto pela polia menor, sendo que elas giram em sentidos opostos.
(C) igual ao tempo gasto pela polia menor, sendo que ambas giram no mesmo sentido.
(D) maior que o tempo gasto pela a polia menor, sendo que ambas giram no mesmo sentido.
(E) maior que o tempo gasto pela polia menor, sendo que elas giram em sentidos opostos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Espero ter ajudado!!
Essa questão está na minha prova!
É esta correta segundo meus estudos
Resposta:
Como as polias estão conectadas, sua velocidade linear v é a mesma. A diferença está no raio de cada polia, nesse caso, para mantermos a velocidade igual é necessário que o tempo gasto por cada uma seja diferente. Vamos usar a fórmula de velocidade v=2πR/T, com R sendo o raio e T o tempo gasto para executar uma volta.
Vamos chamar o raio da polia grande de R1 e o da polia menor de R2, o tempo da polia maior de T1 e o da menor de T2 teremos o seguinte:
2πR1/T1 = 2πR2/T2 ⇒ R1/T1=R2/T2 observe que R1 é maior que R2, assim, para a igualdade se manter, é necessário que T2 seja menor que T1 (são grandezas inversamente proporcionais).
Como as polias estão unidas eles devem girar no mesmo sentido também.
Resposta D