aprofunde as caraterísticas de cada movimento: do Romantismo e do Realismo. Contextualize, conforme o momento histórico. Depois, faça um texto comparando os movimentos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Objetividade: Opondo-se ao excesso de subjetividade presente nas obras românticas, cheias de idealizações, os autores realistas buscavam representar a realidade exatamente como ela era, sem fantasiá-la.
Correção e clareza de linguagem: Para os realistas, usar uma linguagem direta e objetiva era fundamental para manter o ideal de representar a realidade verdadeiramente. Por isso, não é comum nas obras desse movimento, por exemplo, descrições vagas ou imprecisas.
Contenção emocional: Ainda vislumbrando o ideal da objetividade, não era interessante para os autores realistas apresentarem obras com forte teor sentimental, com idealizações do amor ou da amada. Tal contenção afasta o Realismo do movimento antecessor, o Romantismo.
Lentidão na narrativa: Para além de contar um enredo, as narrativas realistas também buscavam construir análises – muitas vezes, inclusive, utilizando métodos científicos – da sociedade contada nas histórias. Por isso, é comum ver longos trechos de digressão (quando a narrativa é interrompida para que o narrador promova uma reflexão) nas obras de Machado de Assis, por exemplo.
Impessoalidade do narrador: Principalmente no Realismo europeu, é também uma das estratégias utilizadas pelos autores o uso do narrador em terceira pessoa. Isso porque esse tipo de narrador sugere certo grau de impessoalidade, enquanto o narrador em primeira pessoa – também conhecido como narrador-personagem – impõe uma visão individual sobre a realidade.
Explicação:
BOM ESTUDOS