Apresente uma explicação sobre o termo pluralidade ética como cita o autor em seu texto na Unidade 7.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pluralidade étnica
Os estudos sobre as relações étnico-raciais aumentaram com o final na Segunda Guerra Mundial e com o final do Holocausto, pois a busca pela compreensão dos fenômenos de intolerância racial e genocídio se intensificaram. Nesse sentido, após o ano de 1940 houve um esforço por parte dos cientistas, psicólogos e demais áreas das ciências humanas e sociais para a extinção da ideia de raça, desautorizando seu uso como categoria científica. A partir daí, buscou-se explicar as diferentes características físicas, intelectuais e psicológicas das populações por meio de fatores ambientais, como, por exemplo, a condição social e econômica, e não pelo pertencimento a diferentes grupos raciais. Mesmo assim, a raça continua sendo uma construção sociológica, que é efeito de um estudo que só faz sentido se analisado em um determinado contexto histórico, ou seja, se trata de uma construção social que remete à origem de um grupo com base na transmissão de traços fisionômicos, que são transpostos para qualidades morais e intelectuais. Passa a ser também, um
discurso sobre o lugar de onde se veio que nesse caso, nos remete ao conceito de etnia. (BRASIL, 1997) O Brasil, como sabemos, é um país que apresenta uma grande diversidade étnica. De forma geral, podemos dizer que a composição étnica do Brasil é basicamente formada por três grupos étnicos principais:
indígenas: já habitam o território brasileiro antes mesmo do descobrimento;
europeus: basicamente formado de portugueses, além de franceses, holandeses, italianos, espanhóis, entre outros;
africanos: os negros africanos foram trazidos para o Brasil e aqui escravizados.
A partir da mistura desses três grupos principais, deu-se a miscigenação do povo Brasileiro, que se define pela mistura das diversas etnias, que deu origem a novas populações que trazem consigo traços físicos e culturais, de suas matrizes. A miscigenação entre brancos e negros deu origem aos povos que são chamados de mulatos. A mistura entre índios e brancos formou os mamelucos. A miscigenação entre negros e índios deu origem aos cafuzos (RIBEIRO, 1995). De acordo com o IBGE, a classificação da população brasileira é feita com base em cinco tipos diferentes de raças: os brancos, os negros, os pardos, os amarelos e os indígenas. A Figura 1, a seguir, mostra alguns dados da composição da população brasileira no ano de 2010.
Explicação:indígenas: já habitam o território brasileiro antes mesmo do descobrimento;
europeus: basicamente formado de portugueses, além de franceses, holandeses, italianos, espanhóis, entre outros;
africanos: os negros africanos foram trazidos para o Brasil e aqui escravizados.