Apresente três características que o Renascimento Cultural trouxe em oposição ao pensamento da Idade Média. Explique-os
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antropocentrismo, racionalismo, valorização da antiguidade clássica, cientificismo, individualismo.
Explicação:
O racionalismo - foi uma das principais características do renascimento que serviu como base para o pensamento no qual a razão se sobrepôs à fé. Valorizando a experiência empírica e defendendo que há uma explicação para tudo o que existe, o racionalismo desprezava as explicações vindas da Igreja Católica ou de outras fontes que não fossem científicas.
O individualismo - esteve presente no renascimento por influência de outras características como humanismo, antropocentrismo e cientificismo. Deixando de ser regido pela Igreja, o homem passou a ser guiado pelas suas emoções, de modo que se tornou um ser crítico e responsável por suas ações.
Valores da Antiguidade Clássica -
É muito comum observar traços das obras antigas clássicas nas obras renascentistas. Isso deve-se ao fato de os artistas do Renascimento defenderem que a arte da Grécia e da Roma Antiga tinham um valor estético e cultural superior ao das artes da Era Medieval. Essa influência pode ser observada, sobretudo, na escultura.
O universalismo - pode ser percebido no campo da educação renascentista legitimada pelos avanços em várias áreas do conhecimento. Essa característica pode ser observada através da busca pela diversas áreas do saber de alguns renascentistas. Nesse período houve a expansão de escolas e universidades com a inserção de disciplinas relacionadas às humanidades na grade curricular dos cursos.
Cientificismo
O cientificismo - abordou diversas questões sobre o conhecimento que foram fundamentais para a mudança de mentalidade da humanidade. Essa corrente deu início à busca pelo conhecimento através de diversas áreas científicas como: Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, dentre outras.
Espero ter te ajudado bons estudos!!