Apresente os princípios fundamentais das propostas pedagógicas da Escola Nova e por que ela criticava o chamado tradicionalismo pedagógico.
Soluções para a tarefa
A escola nova foi um movimento de renovação da educação, que ganhou força no século XX, opondo-se à essência natural do modelo tradicional. O desenvolvimento da sociologia da educação e da psicologia educacional também contribuiu para essa renovação da escola.
Tinha como proposta pedagógica a educação ativa, que fundamentava-se no desenvolvimento da autonomia do educando, reconhecendo-o com um ser de interesses individuais. Essa proposta objetivava que a educação fosse instigadora da mudança social porque a sociedade estava em transformação.
A escola não é independente, afirmam os teóricos do escolanovismo, mas faz parte de uma relação com a vida e com o meio social em que os indivíduos que a compõem, convivem.
O papel do professor na escola nova é o de mediar a busca pelo conhecimento, proporcionando atividades que auxiliem os educandos a alcançar esse objetivo.
Já, na proposta educacional tradicional, o papel do professor - que tradicionalmente era aquele que deveria transmitir o conhecimento, pois era o dono do saber-, era apenas transferir o conhecimento que achava pertinente e o aluno não podia expressar opinião ou se manifestar, além de que o professor podia punir o aluno.
Entre os princípios está o conceito de aprender a aprender, ou seja, estimular a construção de um conhecimento próprio e independente, por vezes, emancipado. O principal teórico deste modelo pedagógico é John Dewey, nascido em 1859 e morto em 1952.
Assim a Educação Nova seria intelectual, moral, ativa e prática, proporcionando ao educando angariar conhecimento e informação com liberdade e independência, expandindo seu horizonte intelectual e podendo se manifestar sobre o assunto. Portanto, a escola Tradicional era criticada porque era um modelo engessado de ensinamento e aprendizado, limitando o educando a alcançar conhecimento e reflexão.