Português, perguntado por mel738483, 6 meses atrás

Apresente o conceito literário da palavra Romantismo. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por euclidesmsn01
0

Resposta:

Romantismo designa o movimento artístico de uma determinada época, iniciando-se nas últimas décadas do século XVIII e perdurando até a metade do século XIX. O romantismo nega o racionalismo e os ideais iluministas e procura retornar aos valores medievais, consolidando as tradições próprias de cada região, com a retomada das culturas folclóricas na busca de uma identidade nacional. O romantismo é marcado pela excessiva idealização, pelo subjetivismo e é centrado no eu.

Significado de romantismo

Todas as palavras deste campo semântico tiveram origem no substantivo francês romaunt. Este substantivo se referia aos romances de cavalaria típicos da Idade Média. Na língua inglesa surgiu, a partir do vocábulo francês, o adjetivo romantic, para fazer referência também à atmosfera dos romances de cavalaria.

Foi Rousseau, no século XVIII, que pela primeira vez distinguiu o romântico (romantique) do romance (romanesque), gerando os dois sentidos de romantismo que conhecemos hoje.

Romantismo – outro significado

Hoje é comum o uso da palavra romantismo para se referir a qualquer situação que envolve um universo romântico; quando se fala de amor, não necessariamente idealizado. Ser romântico, nos dias de hoje, significa valorizar a pessoa amada, fazer de tudo para agradá-la, mesmo nos pequenos detalhes, cuidar daquele a quem se ama.

Romances são, hoje, as obras literárias em que alguma história é narrada em prosa; ou os relacionamentos amorosos.

Não raro aparece a expressão romance romântico para designar uma narrativa em prosa que tenha conteúdo poético ou romanesco.

Explicação:

Respondido por mitsukisenpaisenpai
0

Resposta:

O romantismo é uma das escolas literárias em que houve predomínio da subjetividade e da emoção, ao contrário do movimento anterior, o arcadismo, e do que veio posteriormente, o realismo (estes dois com predominância da objetividade e da razão). A característica mais marcante das obras desta geração é o nacionalismo.

Explicação:

Perguntas interessantes