Apresente e explicite o conceito de Indústria Cultural e seus principais elementos e teses, expressos principalmente nos escritos de pensadores da Escola de Frankfurt
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Resposta:
Adorno e Horkheimer definiram Indústria Cultural como um sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura: filmes, livros, música popular, programas de TV entre outros, como mercadorias e como estratégia de controle social.
Eles fizeram uma análise dos meios de comunicação de massa e tiveram conclusão que tudo isso funciona como uma indústria de produtos culturais visando o consumo.
A indústria cultural transforma as pessoas em consumidoras de mercadorias culturais, ou seja, essa indústria tira toda a seriedade da cultura erudita, assim como sua autenticidade.
Ex. Sinfonia de Beethoven, Fur Elise.
Beethoven compôs essa sinfonia em homenagem a uma mulher chamada Elisa.
Então, o caminhão de gás ao se utilizar dessa música para vender o botijão, tirou toda a profundidade da obra / toda a sua essência.
Todas as vezes que as pessoas escutam essa sinfonia sempre lembram do botijão de gás / e não toda sua história e importância no mundo da arte.
Para Adorno a indústria cultural tem como o objetivo a dependência e alienação dos homens. Eles teriam o gosto padronizado e seriam induzidos a consumir produtos de baixa qualidade.
Por essa razão, industria cultural, substitui o termo cultura de massa, pois não se trata da valorização da cultura, mas de uma ideologia imposta às pessoas.
Eles veem os meios de comunicação em massa como um desestímulo à sensibilidade. Que desconsidera diferenças culturais e padroniza todo mundo.
Tem um forte estímulo publicitário. E definem os meios de comunicação de massa como simples lazer e entretenimento, não encorajando o público a pensar, tornando-o passivo e conformista com tudo.
Os meios tecnológicos tornaram possível produzir obras de arte em escala industrial. Adorno e Horkheimer afirmam que essa produção em escala não democratizava a arte.
Simplesmente houve a banalização e a descaracterizou. Fez com que o público perdesse o senso crítico e tornasse um consumidor passivo de todas as mercadorias anunciadas, pelos meios de comunicação de massa. E isso acabou tirando o valor de muitas obras,
como por exemplo a Monalisa que vira e mexe aparece em alguma montagem cômica na Internet. Assim como tantas outras como a Criação de Adão de Michelangelo e o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci.
O termo indústria cultural foi criado pelos filósofos alemães Adorno e Horkheimer, afim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial.
Membros da Escola de Frankfurt, os dois empregaram o termo pela primeira vez no capítulo: "O iluminismo como mistificação das massas", no ensaio Dialética do Esclarecimento, publicada em 1947.
Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócio, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais. Um exemplo disso, dirá ele, é o Cinema.
O que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação.
Portanto, podemos dizer que a indústria cultural traz consigo todos os elementos característicos do mundo industrial moderno e nele exerce um papel específico, o de portador da ideologia dominante.
A indústria passa a replicar a arte, de forma que a mesma perde seu valor cultural e passa apenas a ser objeto de consumo e significar dinheiro / acúmulo de dinheiro para as grandes indústrias.
Os meios de comunicação, eles serão a ligação entre a indústria e as massas. A partir da entrada dos meios de comunicação / inicia-se um trabalho de influência e alienação, sendo objetivo principal fazer com que as massas tenham desejo pelos produtos desta indústria, utilizando de mensagens / artifícios para fazer com que a massa acredite que precisa de tal produto / mesmo não precisando.
O homem assim, perde a capacidade de raciocínio / razão e passa a ser regido pela indústria cultural que impõe sobre ele suas vontades e faz com que ele consuma os produtos necessários para que esta indústria gire e consiga cada vez mais lucros.
Não é difícil associar tudo isto a temas rotineiros da nossa atualidade.
Ex. calças coloridas / qual o verdadeiro interesse por trás delas?
Um gosto pessoal vindo de uma massa ou um gosto que é inserido na massa, através dos grandes meios de comunicação. Fica evidenciado que os meios utilizam destes artifícios para criar um novo interesse nas massas, pois as calças coloridas acompanham todo um aparato da indústria cultural que lança cada dia mais, novos elementos, para gerar mais consumismo de forma alienada e irracional / visando os lucros, ou seja, capitalismo.