APRESENTE dois fatores responsáveis pela crise do governo de Jânio Quadros. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Poucos dias depois, em 25 de agosto, Jânio comunicou seus ministros de que estava abandonando o cargo de presidente do Brasil. Essa ação de Jânio gerou amplo debate entre os historiadores. Há certo consenso de que o objetivo de Jânio era realizar um autogolpe, ou seja, a ideia de Jânio era de que a sua saída gerasse uma comoção nacional que exigisse o retorno de Jânio ao cargo de presidente com poderes ilimitados, ou seja, sem o Congresso para incomodá-lo.
A renúncia de Jânio Quadros deu início a uma crise política intensa, uma vez que os militares recusaram-se a aceitar a posse do vice, João Goulart. Criou-se uma campanha legalista liderada por Leonel Brizola, que passou a formar um grupo armado pela defesa da posse de João Goulart. A posse de Jango acabou acontecendo oficialmente no dia 7 de setembro de 1961, após um acordo que permitiu a posse de Jango sob um regime parlamentarista.
São dois fatores responsáveis pela crise política do governo Jânio Quadros a política econômica de austeridade e a adoção de uma política internacional independente.
A política de austeridade, para conter os gastos do governo, tomou direções completamente opostas ao desejado. A desvalorização da moeda brasileira em 100% frente ao dólar, fez com que os preços das mercadorias importadas aumentassem também em 100%, aumentando o custo de vida.
Através de sua política externa independente, Jânio Quadros, em plena Guerra Fria, se aproximou da China socialista e condecorou com a Medalha Cruzeiro do Sul, Che Guevara, um dos membros da Revolução Cubana. Cuba na época, era grande inimiga dos Estados Unidos e já havia tentado invadi-la, sendo derrotado pelos revolucionários cubanos.
O Brasil até esta época era um aliado incondicional dos Estados Unidos, o que tornava esta política algo que desagradava os norte americanos. Estas medidas eram consideradas muito graves e contraditórias para um país que estava alinhado ao bloco capitalista e também o colocava em situação de isolamento da UDN, partido político que o apoiava.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/12601477