História, perguntado por sjuliasobrinho, 3 meses atrás

Apresente as principais caracteristicas sobre a politica do egito antigo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por GabrielDecreque
1

Resposta:No Egito Antigo, o governo era monárquico e teocrático (poder político fundamentado no poder religioso). O faraó era o rei, considerado o filho do deus Sol e representante dos deuses na Terra. De acordo com a mitologia egípcia, o faraó mandava no mundo terrestre, assim como os deuses governavam o mundo celestial.

Explicação: Espero ter ajudado

Bons estudos :)

Respondido por mauibenevidesquintan
0

Resposta:

No Egito Antigo, o governo era monárquico e teocrático (poder político fundamentado no poder religioso). O faraó era o rei, considerado o filho do deus Sol e representante dos deuses na Terra. De acordo com a mitologia egípcia, o faraó mandava no mundo terrestre, assim como os deuses governavam o mundo celestial.

Principais características do Egito Antigo

- O governo era uma teocracia, pois o faraó (governante) era considerado uma espécie de deus na Terra. Ele tinha poder absoluto na sociedade. O poder era hereditário, ou seja, passava de pai para filho.

- Presença de um forte e preparado exército para conquistas e proteção das terras.

- O Egito Antigo era dividido em nomos, espécies de regiões administrativas.

- Economia concentrada na produção agrícola, realizada nas margens férteis do rio Nilo.

- Também criavam animais: bois, porcos, ovelhas, cabras, patos e gansos.

- Crença na vida após a morte. Por isso, mumificavam os corpos (principalmente dos faraós) para conservá-los para a vida futura.

- Possuíam uma religião politeísta (crença em vários deuses). Acreditavam também que alguns animais eram sagrados: gato, hipopótamo, escaravelho, falcão, entre outros.

- O Estado construía pirâmides para guardar o corpo de faraó para a vida após a morte, de acordo com a crença dos egípcios.

- Desenvolveram a usaram a escrita, que possui dois tipos: demótica e hieroglífica. Usavam o papiro e as paredes internas das pirâmides para deixar relatos e orientações

escritas.

- Realizavam atividades de mineração de metais e pedras preciosas.

- Possuíam relações comerciais com a Núbia, Palestina, Grécia, Creta e outras regiões próximas.

- A sociedade egípcia era hierarquizada e patriarcal.

- O casamento era monogâmico.

- A educação era realizada dentro da família.

- Existiam pessoas preparadas para a escrita e contabilidade de impostos e estoques de produtos. Esses especialistas eram os escribas.

- Usavam as águas do rio Nilo para diversas atividades: navegação, transporte, irrigação e consumo.

- As artes plásticas foram muito valorizadas na sociedade egípcia. Esculturas, pinturas e joias tiveram grande destaque.

- Na arquitetura, os egípcios se destacaram na construção de palácios, templos, diques, reservatórios de água e pirâmides.

- No Egito Antigo havia trabalho escravo e trabalho compulsório (convocação feita pela faraó para a construção de obras públicas).

- No campo das ciências, os egípcios se destacaram na Matemática, Medicina, Química e Astronomia.

Pirâmide social do Egito Antigo

Pirâmide social do Egito Antigo

OUTROS ASPECTOS DA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA ANTIGA

Origem

- A Civilização Egípcia surgiu por volta de 3.200 a.C., quando os reinos do Baixo Egito e Alto Egito foram unificado pelo faraó Menés (fundador da primeira dinastia egípcia).

Sociedade

- A sociedade da civilização egípcia era dividida em: nobreza (faraó e sua família), escribas (espécie de escritores e contadores dos egípcios), sacerdotes (realizavam as cerimônias religiosas), militares (faziam a segurança), artesãos, camponeses e escravos.

Religião

- No período de formação da civilização egípcia, os egípcios adoravam animais. Depois de um tempo, surgiram deuses com formas humanas (antropomórficas). Eles acreditavam na existência de vários deuses, que eram ligados à fenômenos da natureza e aspectos do comportamento humano.

- Os sacerdotes, encarregados dos cultos religiosos e rituais, eram considerados muito importantes na sociedade egípcia.

- O culto dos mortos era fundamental para os egípcios. Inclusive, eles acreditavam na vida após a morte. Os mortos, principalmente da nobreza, eram mumificados. Seus corpos mumificados (múmias) eram colocados em pirâmides (dentro de sarcófagos) junto com muitos de seus pertences pessoais (joias e outros objetos). Eles acreditavam que o morto, após uma ressureição do corpo, poderia utilizar esses objetos numa outra vida.

Esfinge e Pirâmides da Civilização Egípcia

Esfinge e Pirâmides: exemplos da arquitetura da Civilização Egípcia.

Última atualização: 11/12/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos

Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Temas relacionados

17 Curiosidades do Egito Antigo

Alimentação no Egito Antigo

Economia do Egito Antigo

Tudo sobre o Egito Antigo de forma resumida

Médio Império no Egito Antigo

Múmias do Egito Antigo

Política no Egito Antigo

Bibliografia Indicada

Fontes de referência do texto:

- PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.

- COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.

Perguntas interessantes