Apresente as características do sangue.
Soluções para a tarefa
Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, aproximadamente cinco litros de sangue. Uma vez que permite a eliminação de substâncias tóxicas, auxilia na defesa imunológica do indivíduo, transporta nutrientes, hormônios, oxigênio, dentre outras funções, é inegável a sua importância.
O sangue é composto pelo plasma (um líquido amarelado, rico em água, sais minerais, proteínas e hormônios), algumas células e fragmentos celulares. Estes últimos são as plaquetas, oriundas de células anucleadas denominadas megacariócitos; e responsáveis pela coagulação sanguínea. As plaquetas também são denominadas trombócitos, e se apresentam na proporção de 300 mil para cada milímetro cúbico de sangue.
As células são:
- Hemácias: também chamadas de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos; estas células são as mais abundantes do sangue, sendo responsáveis pelas trocas gasosas, e também pela coloração vermelha que ele possui – graças à presença de um pigmento denominado hemoglobina. Elas são geralmente arredondadas, levemente achatadas no centro e muito flexíveis. Há cerca de 4,5 milhões de hemácias para cada milímetro cúbico de sangue.
As hemácias da maioria dos mamíferos não possuem núcleo.
Hemácias nucleadas.
Hemácias anucleadas.
- Leucócitos: também chamados de glóbulos brancos, tais células têm, como principal função, a defesa do organismo de micro-organismos ou substâncias estranhas. Significantemente maiores que as hemácias, e apresentando núcleo, há entre 5 e 10 mil leucócitos para cada milímetro cúbico de sangue.
Existem cinco tipos de glóbulos brancos: