Apresente a situação politica de sao paulo, na federação , depois da tomada do poder por getulio vargas em 1930
Soluções para a tarefa
Resposta:
São Paulo, um dos estados dominantes durante a República Velha (1989-1930), foi derrotado politicamente com a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas. A insatisfação que perdurou entre os paulistas levou à Revolução Constitucionalista de 1932.
Explicação:
No período da República Velha, São Paulo liderou, com Minas Gerais, uma aliança política que fez predominar, até 1930, seus interesses nas eleições a nível federal.
O desgaste desse concerto político levou à Revolução de 1930, quando setores do Exército e forças políticas do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e de outros estados uniram-se para depor o presidente Washington Luis e estabelecer um governo provisório comandado por Getúlio Vargas.
São Paulo foi o estado que saiu mais derrotado com a nova ordem política. Além de sofrer as consequências gerais da centralização do poder sob Vargas - como o fechamento de assembleias estaduais e a cassação da Constituição -, São Paulo passaria a ser comandada por uma série de interventores nomeados diretamente pelo presidente. Esses interventores eram em geral tenentes sem relação com as elites paulistas.
A insatisfação crescente acabou levando à Revolução Constitucionalista de 1932, liderada por São Paulo.