Geografia, perguntado por beyancelapchinski, 1 ano atrás

Apresente 3 problemas ambientais decorrentes das usinas hidrelétricas

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviopierobom70
2

Com um grande potencial de recursos hídricos, o Brasil é considerado um dos maiores produtores de energia elétrica. Para essa produção o país vale-se do sistema hidrelétrico, atividade que tem o aproveitamento dos rios para a produção de energia.

O processo acontece a partir do movimento da água em conjunto com as pás das turbinas do sistema, tal fase estimula o gerador, o qual é responsável por produzir energia elétrica, após esta etapa a energia está pronta para ser distribuída aos consumidores.

Esse tipo de empreendimento tem sido motivo de preocupação dos ambientalistas, a razão do receio é devido ao constante aumento das construções hidrelétricas, pois para sua concretização é necessário o desmatamento de áreas naturais e, consequentemente, a extinção de espécies de animais.

Ao contrário das usinas termelétricas, as usinas hidrelétricas utilizam-se de recursos renováveis e de baixo custo, as águas. Mas suas estruturações não devem estar voltadas apenas para o interesse econômico e o retorno financeiro que essa atividade resultará para o país. É preciso ater-se para os inúmeros impactos irreversíveis, os quais a atividade é responsável por ocasionar.

Para muitos, as construções dessas usinas são o significado de grandes desastres ambientais. Essa imagem negativa é formada a partir do histórico que as ações, necessárias para a geração de energia por meio dessa atividade, já resultaram. Um grande exemplo ocorreu em 1986 na usina hidrelétrica de Balbina localizada no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Estudos na área confirmaram a opinião dos cientistas, que de acordo com as pesquisas da Universidade de East Anglia (Reino Unido), a construção resultou no alagamento de uma área de 3.129 km², desencadeou em 3.546 ilhas, além de separar espécies, prejudicar a reprodução de peixes e aumentar expressivamente os índices de extinção de animais.

Outro fato negativo decorrente da atividade é a necessidade de milhares de pessoas deixarem suas casas, isso porque para a estruturação da usina é exigida uma área ampla para a instalação de seus equipamentos. Ocorre que até as áreas que não são exigidas com a finalidade das construções sofrem com esses processos, pois são inundadas.

Como exemplo desse tipo de catástrofe, foi o ocorrido em 1977 com a estruturação de uma usina em Sobradinho, BA. O prejuízo afetou quatro cidades, submergindo Casa Nova, Sento Sé, Remanso e Pilão. Além da população prejudicada, há o que se relatar do poder que esse evento tem sobre o solo.

De um ecossistema insubstituível, as florestas nativas são diretamente afetadas. Para serem formadas demandam anos e quando sofrem esse tipo de ação negativa, são destruídas em horas ou até mesmo em minutos. Existem muitos casos em que esse processo impossibilita o solo de tornar fértil novamente, pois as enxurradas levam o solo e o subsolo, deixando existente tão somente as rochas.

A instalação de uma usina hidrelétrica deve ser realizada se não houver uma opção sustentável existente, que gere energia sem a necessidade de oferecer riscos ao meio ambiente e a população. Uma alternativa com meios eficientes é o processo de geração de energia eólica, que usa como fonte uma energia inesgotável e não poluente, o vento.

espero ter ajudado

:)


beyancelapchinski: Muito obg
Perguntas interessantes