Ed. Física, perguntado por anacarolinaandrade0, 9 meses atrás

Apresente 3 ações que sao permitidas no basquetebol

Soluções para a tarefa

Respondido por esmeralda123487
2

Resposta:

   WISSEL (1998) exalta que, quando um jogador, com boas qualidades ofensivas, se entrega ao trabalho árduo defensivo, este esforço se torna contagiante aos outros membros da equipe. BEE (1942) cita que grandes viradas num placar de um jogo, geralmente começam com um grande trabalho da equipe na defesa, propiciando contra-ataques e uma maior confiança ofensiva, além de barrar os planos de jogo ofensivos do adversário, abalando a sua confiança.

Objetivo

   Este presente estudo tem como objetivo descrever e analisar as principais ações e termos defensivos do basquetebol, no que tange as ações individuais e coletivas que possam ser englobadas nos diversos esquemas táticos.

Metodologia

   Este presente estudo foi realizado através a revisão de literatura acerca do tema e objetivo proposto

Ações defensivas e termos defensivos do basquetebol

   Posição básica de defesa

       A posição básica de defesa é um fundamento individual, que acontece quando o defensor marca o adversário que está de posse da bola. FERREIRA e de ROSE (2003) descreve esta posição da seguinte maneira: Pernas afastadas lateralmente, semi-flexionas, podendo colocar uma ligeiramente à frente; Tronco levemente inclinado à frente; Cabeça erguida e olhar voltado para a cintura do atacante porque as outras regiões do corpo (cabeça, membros superiores e inferiores) podem ser utilizadas para a execução de fintas ofensivas; Os braços deverão estar semi-flexionados à altura da cintura, ombro ou cabeça, dependendo da situação do atacante.

       O’HANLON (1977) salienta que a cabeça, na posição básica de defesa, deve estar posicionada acima de uma linha imaginária que separa a pontos dos pés do defensor. Esse autor também, sobre a posição básica de defesa, define como plano defensivo como o plano paralelo ao tronco do defensor, delimitado pelos ombros do defensor.

       KNIGHT recomenda que as mão devam estar sempre abertas, e posicionadas afastadas do corpo. Os pés devem estar ligeiramente afastados da linha dos ombros.

       A posição básica de defesa deve permitir ao jogador estar preparado para várias funções, tais como: deslocar-se rapidamente em várias direções (lateralmente, para frente e para trás); dificultar o drible, o passe ou arremesso; interceptar um passe, bloquear um arremesso; e posicionar-se para o rebote. Esta posição pode sofrer modificações de acordo com as situações citadas anteriormente, dependendo se o atacante está driblando (presença de deslocamento) ou está em posição de arremesso (uma das mãos erguidas para atrapalhar a ação).

   Deslocamento na posição de defesa

       O deslocamento na posição de defesa possibilita o defensor acompanhar o atacante, com ou sem a bola, ao logo a posse de ataque. Um forte jogo de pernas, desenvolvidos ao longo de anos de treinamento, é a base do deslocamento defensivo. Quando o defensor assume uma posição básica de defesa, este deve estar pronto para marcar o atacante em movimento. Os deslocamentos nessa posição podem ser executados lateralmente, para frente ou para trás. FERREIRA E ROSE (2003) descreve estes deslocamentos da seguinte maneira: o lateral se faz através de pequenas passadas em forma de deslizamento, mantendo quase a mesma distância entre os pés. O deslocamento para frente e para trás assemelha-se ao movimento do esgrimista, evitando-se juntar os pés ou executar pequenos saltos. (WISSEL 1998) considera que o defensor deve dar passos curtos e rápidos, e que o peso do corpo deve estar distribuído por igual sobre a parte anterior de ambos os pés. O pé mais adiantado dá um impulso, sendo que o outro pé do defensor segue o movimento.

       Se o atacante escolher um lado para ir para cesta, o defensor deve retira o pé avançado e retroceder, sem perder o equilíbrio. Além disso, em um situação em que o atacante esteja em dificuldades, o defensor pode avançar um dos seus pés, pressionando-o o adversário. Segundo WISSEL (1998) esta técnica denomina-se ataque e retirada defensiva. No ataque defensivo dá-se o impulso com o pé de trás e move-se para frente o pé que está mais avançado. Na retirada acontece o processo inverso: dá o impulso com o pé que está mais avançado e move-se o pé que está mais recuado.

       O’HANLON (1977) considera que, quando atacante muda a direção da ação, o defensor deve fazer ação retirada de defesa, além de girar o corpo, para assumir uma nova postura defensiva, com a troca do pé que está mais adiantado. Este processo é denominado por este autor com deslocamento ou passo girado.

Explicação:

resposta completa

Perguntas interessantes