apresente 2 elementos que contribuiram para a crise do governo vargas em 1954
Soluções para a tarefa
Explicação:
crise de 1954 provocou o suicídio do presidente Getúlio Vargas (PTB), que enfrentava forte oposição da UDN. Em janeiro, o ministro do Trabalho, João Goulart, havia proposto um aumento de 100% no salário mínimo. A oposição acusou Vargas de estimular a luta de classes. Em fevereiro de 1954, 82 coronéis assinaram um memorial afirmando que possíveis aumentos de salários provocariam a elevação do custo de vida. Vargas manteve o aumento, mas demitiu Goulart. Em junho, ele conseguiu barrar um pedido de impeachment.
Em agosto de 1954, porém, o chefe da guarda pessoal de Vargas, Gregório Fortunato, contratou pistoleiros para matar o principal líder da oposição, o deputado e jornalista Carlos Lacerda. No atentado, em 5 de agosto, morreu um oficial da Aeronáutica que protegia o jornalista. As investigações logo mostraram o envolvimento de Fortunato. Desgastado, o presidente recebeu um ultimato dos militares para deixar o cargo. Vargas preferiu se matar em 24 de agosto.
Resposta:
política e a tensão social
Explicação:
causada pela crise política e econômica do país. Em razão da grande pressão exercida sobre Getúlio Vargas, ele cometeu suicídio em agosto de 1954.
ESPERO TER AJUDADO...