Apresentamos o mapa conceitual sobre permutação, arranjo e combinação. Analise-o e, em seguida, escreva no seu caderno um texto sobre esses tres conceitos trabalhados.
Soluções para a tarefa
Permutação → É realizada uma troca dos elementos do conjunto;
Arranjo → É a formação de subconjuntos onde a ordem importa;
Combinação → É a formação de subconjuntos onde a ordem não importa.
Explanando sobre cada um dos conceitos
Permutação
A permutação é uma forma de executar uma contagem, onde é utilizada para determinar quantas formas existem para ordenar os elementos de um conjunto finito.
- Por exemplo, quantos anagramas podem ser formadas a partir de uma certa palavra.
Fazer uma permuta é basicamente executar uma troca. Quando utilizamos nas questões de combinatória, significa trocar os elementos de lugar, considerando a ordenação desses.
Arranjo
O arranjo são todos os agrupamentos formados com x elementos tomados de k em k, sabendo que o valor de x > k.
- Por exemplo, o número de senhas de 4 dígitos possíveis com os 10 algarismos que nós possuímos em nosso sistema numeral, uma vez que a ordem dos algarismos na senha é importante (afinal, a senha 1010 é diferente da senha 0101 e utilizam os mesmos algarismo).
Para diferençar o arranjo dos outros conceitos, é importante compreender que a ordem dos elementos no conjunto é importante.
Combinação
A combinação são todos os subconjuntos que podemos formar com uma quantidade de elementos de um conjunto maior.
- Por exemplo, em uma empresa com 10 funcionários, quantos grupos de 3 pessoas podem ser formados, uma vez que a ordem das pessoas sorteadas dentro do grupo não fazem diferença.
Na combinação se ressalta que a ordem não é importante, ou seja, o grupo formado pelos elementos vai ser sempre o mesmo, independente da ordem.
Para saber mais sobre análise combinatória, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/13214145
#SPJ1