Apresentam formato cúbico em uma camada única, com microvilosidades e cílios. Localiza-se revestindo o canal central da medula espinal, sua função é produzir, monitorar e auxiliar na circulação do líquido cerebroespinhal (líquor) e formar a barreira hematoencefálica (TORTORA; DERRICKSON, 2014). Tal afirmação se refere a(o): Assinale a alternativa correta:.
Soluções para a tarefa
Bom dia!!!
Você esqueceu de colocar as alternativas, encontrei essas na internet, espero ser útil. (A alternativa CORRETA é a letra A).
a) Células eucariontes
b) Astrócitos
c) Oligodendrócitos
d) Microglia
e) Células Ependimárias
As células eucariontes possuem núcleo definido, como o material genético envolto desse núcleo, possuem organelas membranosas, respiração celular, digestão intracelular e síntese de substâncias. Essas são as características principais para se destacar.
Células Ependimárias: Apresentam formato cúbico em uma camada única,
com microvilosidades e cílios. Localiza-se revestindo o canal central da medula
espinal, sua função é produzir, monitorar e auxiliar na circulação do líquido
cerebroespinhal (líquor) e formar a barreira hematoencefálica (TORTORA;
DERRICKSON, 2014).
Resposta:
3, 2, 4, 1
Explicação:
Células Ependimárias: Apresentam formato cúbico em uma camada única, com microvilosidades e cílios. Localiza-se revestindo o canal central da medula espinal, sua função é produzir, monitorar e auxiliar na circulação do líquido cerebroespinhal (líquor) e formar a barreira hematoencefálica.
Astrócitos: Estas células possuem formato de estrela, muitos prolongamentos e são as maiores e mais numerosas células da neuróglia. Os prolongamentos dos astrócitos entram em contato com capilares sanguíneos, neurônios e com a pia-máter (fina membrana que recobre o encéfalo e a medula espinal).
Microglia: As menores células da neuróglia com projeções finas que dão origem a numerosas ramificações. Possui função fagocitárias removendo restos celulares, microrganismos e tecido nervoso danificado.
Oligodendrócitos: São células parecidas com os astrócitos, porém menores e com menos prolongamentos. Todavia, é competência dos prolongamentos dos oligodendrócitos a formação e manutenção da bainha de mielina encontrada ao redor dos axônios do SNC.
com microvilosidades e cílios. Localiza-se revestindo o canal central da medula
espinal, sua função é produzir, monitorar e auxiliar na circulação do líquido
cerebroespinhal (líquor) e formar a barreira hematoencefálica (TORTORA;
DERRICKSON, 2014).