Apresenta o texto Estrondo na selva escrito por Luciana Garbin, publicado em 2015 no Jornal O Estado de SP e que aborda um acontecimento: pedaços de um cometa caem na Amazônia. O fato na época foi interpretado de forma diferente por diferentes sujeitos. Leia o texto que se encontra abaixo do link da ATD1. Depois, reflita a respeito do que foi discutido e as explicações dadas pelos diferentes sujeitos para o fato ocorrido e identifique em quais tipos de conhecimento elas se fundamentam. 1. O conhecimento empírico oferece uma explicação sobre o evento? Qual é? 2. E o conhecimento científico oferece também uma explicação sobre o evento. Qual é? 3. De acordo com o que é discutido na disciplina de metodologia científica, o que deve prevalecer o empirismo ou a ciência? Justifique.
Soluções para a tarefa
O conhecimento empírico nesse sentido se apresenta a partir de dois pontos no texto: 1 - é de caráter popular. 2- Passado pelas gerações.
A ciência nos apresenta que a metodologia científica busca conhecer a essência do problema, ou seja, é a partir do método que o pesquisador poderá desenvolver as questões acerca de uma problemática inicial afim de chegar em uma resolução.
Por isso, a construção metodológica da pesquisa científica deve levar em consideração todos os aspectos de organização e produção, como a formulação das hipóteses, objetivos, sendo uma bússola para a prática da ciência, etc.
Resposta:
Eu respondi isso aqui mas, nao tive a avaliação ainda para saber se está certo
Explicação:
O conhecimento empírico oferece uma explicação sobre o evento? Qual é ?
-[...] Muitos pensaram que oExército Testaa novos canhões no Forte de Tabatinga.
[...]] Não adiantou o religioso entendido em ciências cogitar que as bolas de fogo poderiam ser bólidos vindos do espaço, que, ao entrarem na atmosfera terreste, provocam brilho intenso seguido por estrondo. A tese de bombas e gases venenosos despejados por aviões de uma inexistente guerra de brasileiros e peranos era mais aceita.
O Conhecimento cientifico...? Qual é ?
A Parte do texto que resume a explicação científica é: "[ ...] O primeiro são os cometas - compostos de gelo sujo e poeira vindos de regiões mais afastadas do centro do Sistema Solar e de órbitas mais conhecidas. O segundo são os asteróides - formados por rochas ou metais, provenientes em sua maioria de um cinturão entre Marte e Júpter e potencilamente mais perigosos por não terem hora nem local para cair. [...]
- De acordo com o que é discutido na disciplina , o que deve prevalecer o empírico ou o científico ?
O senso comum contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população. A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas.
O senso comum contribui para que a ciência progrida a partir de dificuldades que emergem no dia-a-dia das pessoas.
Reconhecemos a utilidade da ciência para esclarecer aspectos problemáticos suscitados pelo senso comum, ou seja, para responder sob os padrões científicos aos seus questionamentos, bem como garantir a cientificidade das respostas produzidas para aqueles problemas.
Precisamos examinar e compreender o comportamento das comunidades da maneira mais rigorosa e profunda possível, contemplando a dimensão científica e filosófica. Como cada comunidade possui seus saberes próprios em relação a hábitos e crenças para a promoção da saúde, cabe ao pesquisador elucidar os valores e saberes para com eles aprender, vez que há amplos aspectos do senso comum ainda não investigados pelo campo científico.
As experiências de vida de cada comunidade estimulam a resolução dos problemas enfrentados por elas através de opções diversas. Assim, as pessoas são capazes de produzir saberes, organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade e, dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para seu questionamento científico.