Aprendizagem e percepção, argumenta Bruner (1957a), são atividades de processamento de informações que refletem nossa necessidade de simplificar e fazer sentido em nosso mundo. Essencialmente, nós simplificamos as coisas em categorias – representações abstratas baseadas em elementos comuns entre eventos e experiências. Categorização é o termo de Bruner para a formação de:
Soluções para a tarefa
Resposta:
É um conceito (representa coisas relacionadas entre si) e um percepto (algo físico apreendido pelos sentidos). Assim, ele define categorias como se fosse uma regra. Categorizar seria então uma coleção de regras para classificar coisas, tornando-as equivalentes e como características dos objetos são os atributos que podem ser:
Criteriais – são aqueles que definem o objeto
Irrelevantes – são aqueles que não definem o objeto
Desta forma, as regras para categorização são aquelas que necessárias a fim de especificar um objeto para incluí-lo numa categoria. Bruner aponta quatro elementos aos quais o objeto deve reagir com o intuito de ser categorizado:
São definidos por atributos criteriais;
Indicam como devem ser combinados;
Atribuem peso a diversas propriedades (essencial);
Estabelecem limites de aceitação para os atributos.
A interação com o ambiente por meio de categorias permite tratar eventos ou objetos diferentes como se fossem equivalentes.
Em suma, as pessoas interagem com o meio por sistemas de classificação (categorias) os quais permitem tratar os diferentes objetos (eventos) como se fossem equivalentes.
Para o teórico Bruner categorização é o termo para a formação de novas aprendizagens (ideias e conceitos), ou seja, o aluno busca uma categoria para cada novo aprendizado, correlacionando com aprendizado anteriores.
Como o próprio nome diz, categorização , se refere ao processo categorizar, ou seja, no processo cognitivo o aprendiz/aluno busca categorizar tudo que aprende e percebe, correlacionando com aprendizados anteriores , desenvolvendo assim seus conceitos e categorizando-os cada vez mais.
Nesse sentido, para o autor , categorizar significa que a medida que o aluno é apresentado a um repertório maior vai categorizando cada experiência num processo contínuo, pois para aquilo que ainda não categorizou não há como comunicar essa nova situação/experiência.
Vale ressaltar que quando falamos de categorização em Bruner estamos falando de estímulos físicos, conhecimentos e emoções.
Daí a importância de desafios significativos ao aluno que contemplem todos esses campos.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/9406300