Informática, perguntado por britojunior84, 3 meses atrás

Aprendizado de Máquinas Semana 2
PERGUNTA 1

Escolha a alternativa que associa corretamente os papéis das pessoas envolvidas com sistemas especialistas e a suas respectivas descrições.

Especialista de domínio.

Engenheiro de conhecimento.

Usuário final.

Projeta as regras para o sistema especialista.

Aplica o sistema especialista para obter os resultados esperados.

Possui o conhecimento necessário para a criação do sistema especialista.

1 - I; 2 - III; 3 - II
1 - I; 2 - II; 3 - III
1 - III; 2 - II; 3 - I
1 - III; 2 - I; 3 - II
1 - II; 2 - I; 3 - III

PERGUNTA 2

Dadas as seguintes regras de um sistema de produção:

Regra 1: Se Aspecto = Nuvens então Jogar Tênis = sim

Regra 2: Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim

Regra 3: Se Aspecto = Chuvoso ∧ Vento = Fraco então Jogar Tênis = sim

E a base de dados com os seguintes fatos:

Aspecto = Sol
Umidade = Normal
Vento = Fraco
Escolha a alternativa correta que indica as regras ativadas a partir de encadeamento para a frente.

A estratégia de resolução de conflitos deve ser aplicada para decidir qual regra ativar. Isso acontece porque a regra 1 e a regra 3 são ativadas.

A estratégia de resolução de conflitos deve ser aplicada para decidir qual regra ativar. Isso acontece porque a regra 1 é ativada e parte da regra 3 é ativada (Vento = Fraco).

Como existe a regra 1 que contempla um único atributo para decidir se joga, então o sistema especialista terá que perguntar ao usuário se o Aspecto é Nublado para ativar a regra 1.

As regras não são ativadas porque não existe regra que contemple os três atributos: Aspecto = Sol, Umidade = Normal e Vento = Fraco.

A regra 2 é ativada e sua conclusão é adicionada à base de dados de fatos.

PERGUNTA 3
Existem métodos para resolução de conflitos para alguma situação na qual mais de uma conclusão de uma regra pode ser deduzida a partir de um conjunto de fatos. Indique a alternativa que apresenta corretamente um dos métodos de resolução de conflitos.

Estratégia da história: ativar a regra que tenha maior histórico de ativação.

Por níveis de prioridade: são atribuídos níveis para as regras e, quando ocorre um conflito, a regra que tiver o maior nível de prioridade é ativada.

Estratégia da primeira combinação: que envolve ativar a conclusão que for gerada a partir da primeira regra ativada.

Estratégia último “match”: que estabelece última regra que é ativada na base de conhecimento é a que será aplicada.

Estratégia aleatória: utiliza de uma função aleatória para decidir qual regra será aplicada para resolver o conflito.

PERGUNTA 4

Escolha a alternativa que apresenta corretamente algumas das características do algoritmo One-Rule (1R).

Permite de encontrar regras de associação, mas o algoritmo faz isso com uma complexidade exponencial.

Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, e possui baixo custo computacional.

Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, mas possui alto custo computacional.

Permite de encontrar regras de associação entre vários atributos, e possui uma baixa complexidade computacional.

Permite encontrar regras de classificação que testam vários atributos, mas o algoritmo faz isso com uma complexidade exponencial.

PERGUNTA 5

Indique a alternativa que apresenta as afirmações corretas sobre as propriedades da indução de regras de decisão a partir de árvores de decisão.

Qualquer árvore de decisão pode ser facilmente reescrita em um conjunto de regras de decisão.

Cada regra corresponde a um percurso desde a raiz da árvore até uma folha.

Existem o dobro de regras em relação a quantidade de folhas da árvore de decisão.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

PERGUNTA 6

Suponha o conjunto de treinamento apresentado na Tabela 1 do problema de decisão de jogar ou não tênis.

Exemplos de Treino

|Dia|Aspecto|Temp.|Umidade|Vento|Jogar Tênis|
|D1|Sol|Quente|Elevada|Fraco|Não|
|D2|Sol|Quente|Elevada|Forte|Não|
|D3|Nuvens|Quente|Elevada|Fraco|Sim|
|D4|Chuva|Ameno|Elevada|Fraco|Sim|
|D5|Chuva|Fresco|Normal|Fraco|Sim|
|D6|Chuva|Fresco|Normal|Forte|Não|
|D7|Nuvens|Fresco|Normal|Fraco|Sim|
|D8|Sol|Ameno|Elevada|Fraco|Não|
|D9|Sol|Fresco|Normal|Fraco|Sim|
|D10|Chuva|Ameno|Normal|Forte|Sim|
|D11|Sol|Ameno|Normal|Forte|Sim|
|D12|Nuvens|Ameno|Elevada|Forte|Sim|
|D13|Nuvens|Quente|Normal|Fraco|Sim|
|D14|Chuva|Ameno|Elevada|Forte|Não|

Tabela 1. Conjunto de treinamento

Escolha a alternativa correta que apresenta a regra de decisão para os atributos de entrada:

Aspecto = Sol.
Umidade = Normal.

Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal ∧ Vento =Forte então Jogar Tênis = Sim

Se Temperatura = Ensolarado ∧ Umidade ≤ 75 ⇒ Jogar Tênis = Sim

Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim

Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal ∧ Vento =Fraco então Jogar Tênis= Não

Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Não

Soluções para a tarefa

Respondido por 2008266
7

Resposta:

PERGUNTA 1:  1-III; 2-I; 3-II
PERGUNTA 2: A regra 2 é ativada e sua conclusão é adicionada à base de dados de fatos.
PERGUNTA 3: Por níveis de prioridade: são atribuídos níveis para as regras e, quando ocorre um conflito, a regra que tiver o maior nível de prioridade é ativada.
PERGUNTA 4: Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, e possui baixo custo computacional.
PERGUNTA 5: I e II, apenas.
PERGUNTA 6: Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim

Explicação: 10/10

Perguntas interessantes