APRENDIZADO DE MÁQUINAS - SEMANA 2
1 - Escolha a alternativa que associa corretamente os papéis das pessoas envolvidas com sistemas especialistas e a suas respectivas descrições.
1 Especialista de domínio.
2 Engenheiro de conhecimento.
3 Usuário final.
I Projeta as regras para o sistema especialista.
II Aplica o sistema especialista para obter os resultados esperados.
III Possui o conhecimento necessário para a criação do sistema especialista.
1 - I; 2 - III; 3 - II
1 - III; 2 - I; 3 - II
1 - II; 2 - I; 3 - III
1 - I; 2 - II; 3 - III
1 - III; 2 - II; 3 - I
2 - Dadas as seguintes regras de um sistema de produção:
Regra 1: Se Aspecto = Nuvens então Jogar Tênis = sim
Regra 2: Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim
Regra 3: Se Aspecto = Chuvoso ∧ Vento = Fraco então Jogar Tênis = sim
E a base de dados com os seguintes fatos:
Aspecto = Sol
Umidade = Normal
Vento = Fraco
Escolha a alternativa correta que indica as regras ativadas a partir de encadeamento para a frente.
A - A regra 2 é ativada e sua conclusão é adicionada à base de dados de fatos.
B - A estratégia de resolução de conflitos deve ser aplicada para decidir qual regra ativar. Isso acontece porque a regra 1 é ativada e parte da regra 3 é ativada (Vento = Fraco).
C - Como existe a regra 1 que contempla um único atributo para decidir se joga, então o sistema especialista terá que perguntar ao usuário se o Aspecto é Nublado para ativar a regra 1.
D - A estratégia de resolução de conflitos deve ser aplicada para decidir qual regra ativar. Isso acontece porque a regra 1 e a regra 3 são ativadas.
E - As regras não são ativadas porque não existe regra que contemple os três atributos: Aspecto = Sol, Umidade = Normal e Vento = Fraco.
3 - Indique a alternativa que apresenta as afirmações corretas sobre as propriedades da indução de regras de decisão a partir de árvores de decisão.
I - Qualquer árvore de decisão pode ser facilmente reescrita em um conjunto de regras de decisão.
II - Cada regra corresponde a um percurso desde a raiz da árvore até uma folha.
III - Existem o dobro de regras em relação a quantidade de folhas da árvore de decisão.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
4 - Existem métodos para resolução de conflitos para alguma situação na qual mais de uma conclusão de uma regra pode ser deduzida a partir de um conjunto de fatos. Indique a alternativa que apresenta corretamente um dos métodos de resolução de conflitos.
A - Estratégia da história: ativar a regra que tenha maior histórico de ativação.
B - Estratégia aleatória: utiliza de uma função aleatória para decidir qual regra será aplicada para resolver o conflito.
C - Estratégia da primeira combinação: que envolve ativar a conclusão que for gerada a partir da primeira regra ativada.
D - Por níveis de prioridade: são atribuídos níveis para as regras e, quando ocorre um conflito, a regra que tiver o maior nível de prioridade é ativada.
E - Estratégia último “match”: que estabelece última regra que é ativada na base de conhecimento é a que será aplicada.
5 - Escolha a alternativa que apresenta corretamente algumas das características do algoritmo One-Rule (1R).
A - Permite de encontrar regras de associação, mas o algoritmo faz isso com uma complexidade exponencial.
B - Permite encontrar regras de classificação que testam vários atributos, mas o algoritmo faz isso com uma complexidade exponencial.
C - Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, mas possui alto custo computacional.
D - Permite de encontrar regras de associação entre vários atributos, e possui uma baixa complexidade computacional.
E - Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, e possui baixo custo computacional.
6 - Suponha o conjunto de treinamento apresentado na Tabela 1 do problema de decisão de jogar ou não tênis.
Exemplos de Treino
Dia -
Aspecto
Temp.
Umidade
Vento
Jogar Tênis
Tabela 1. Conjunto de treinamento
Escolha a alternativa correta que apresenta a regra de decisão para os atributos de entrada:
Aspecto = Sol.
Umidade = Normal.
Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim
Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Não
Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal ∧ Vento =Fraco então Jogar Tênis= Não
Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal ∧ Vento =Forte então Jogar Tênis = Sim
Se Temperatura = Ensolarado ∧ Umidade ≤ 75 ⇒ Jogar Tênis = Sim
Anexos:
jonnysantosribeiro:
A TABELA DA QUESTÃO 6 ESTÁ EM PDF ACIMA
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1. 1 - III; 2 - I; 3 - II
2.A regra 2 é ativada e sua conclusão é adicionada à base de dados de fatos
3.I e II, apenas.
4.Por níveis de prioridade:
são atribuídos níveis para as regras e, quando ocorre um conflito, a regra que tiver o maior nível de prioridade é ativada.
5.Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, e possui baixo custo computacional.
6.Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim
Explicação:
10/10
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