Aprendiam a falar só o essencial - daí a expressão "laconismo", derivada de "Lacônia", o vale fértil onde Esparta foi fundada. "Seria mais fácil ouvir as vozes de estátuas das pedras do que daqueles rapazes", afirma Xenofonte, historiador e filósofo grego. A educação em Esparta era voltada para o militarismo. Por isso, as crianças entravam na escola aos 7 anos e se dedicavam à arte militar. (LOPES, Reinaldo José. Cidade da Grécia: a outra Esparta).
Quais as principais características da educação praticada na cidade de Esparta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares. Desta forma, a educação recebeu forte influência da área militar.
Por volta dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as atividades físicas seriam trabalhadas. Já na adolescência, entravam em contado com a utilização de armas de guerra.
As meninas espartanas também tinham uma educação específica. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães. Elas também participavam de atividades desportivas e torneios. A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.
Explicação:
Espero ter ajudado
A educação na cidade grega de Esparta era voltada para a formação militar. A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.