Aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias. Assim, o estudo da língua inglesa pode possibilitar a todos o acesso aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania ativa, além de ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, abrindo novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos. É esse caráter formativo que inscreve a aprendizagem de inglês em uma perspectiva de educação linguística, consciente e crítica, na qual as dimensões pedagógicas e políticas estão intrinsecamente ligadas (BRASIL, 2017, p. 241). BRASIL, SEF/MEC. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. A BNCC, novo documento que direciona os currículos escolares, tem uma visão bastante particular sobre o tratamento da língua inglesa em sala de aula com relação a diversos aspectos. Tendo isso em mente, avalie as propostas de atividade a seguir e a adequação delas conforme a BNCC. I. Utilizar o presente contínuo de verbos no inglês e reconhecê-lo em práticas de linguagem diversas, contextos de uso reais, em atividades orais do cotidiano e até mesmo em gêneros escritos. II. Desenvolver as etapas necessárias para a escrita de um texto (planejamento, produção, revisão), voltado para a função social do texto a ser produzido. III. Compreensão geral das ideias principais de textos orais, de cunho informativo/jornalístico, como o estudo de suas palavras-chave, da situação de comunicação e das características dos interlocutores. IV. Empregar os adjetivos possessivos de forma a completar lacunas de frases retiradas de contexto, individuais, buscando o emprego adequado do aspecto grama.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa noite!
Sobre o tratamento da língua inglesa pela BNCC, temos que a alternativa correta é a 3: I, II e III, apenas.
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo usado para definir o conjunto de caráter progressivo e orgânico das aprendizagens básicas as quais todos os alunos precisam poder desenvolver no decorrer das modalidades e etapas de ensino da Educação Básica brasileira.
A BNCC, no contexto escolar, tem como competências a formação do cidadão ao estabelecer os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver no período da escolaridade regular. A BNCC apresenta 10 competências gerais, em a habilidade EF01CI04 contempla as habilidades relacionadas à empatia e cooperação.
No que diz respeito ao tratamento da língua inglesa pela BNCC, temos que é necessária a utilização do presente contínuo de verbos no inglês e se ter uma compreensão geral das principais ideias dos textos orais, entre outras.
Saiba mais sobre a BNCC em: brainly.com.br/tarefa/20886242
Bons estudos!
Espero ter ajudado!!